No dia 8 de outubro de 2020, foi aprovada uma nova resolução, a respeito da rotulagem de alimentos (RDC 429/20) e da Instrução Normativa (IN nº 75/20) pela Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso acarretará em algumas modificações nas tabelas nutricionais que estamos acostumados a ver em produtos que consumimos. Entenda mais logo abaixo no nosso texto, sobre quando atualizar a sua tabela nutricional e quais as novas mudanças que irão ocorrer nela.

O que é Tabela Nutricional? 

A tabela nutricional, se trata de um quadro informativo e de fácil interpretação ao consumidor, que tem como objetivo facilitar o entendimento em relação aos ingredientes e suas quantidades utilizadas no produto. São encontrados também os valores referentes às vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, valor energético e sódio, juntamente com o percentual referente ao total diário recomendado. Por fim, ainda consta os alimentos alergênicos capazes de gerar alguma reação alérgica ao indivíduo, ou, problemas gastrointestinais.

Quer saber mais sobre o que é uma tabela nutricional e como interpretá-la? Clique aqui e veja nosso post específico sobre. 

Você tem dúvidas sobre a importância da rotulagem nutricional ? Clique aqui e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Qual a data limite para  atualizar a Tabela Nutricional?

De acordo com a nova resolução de rotulagem de alimentos (RDC 429/20) e da Instrução Normativa (IN nº 75/20), aprovada pela Vigilância Sanitária (Anvisa), a partir do dia 09 de outubro de 2022 todos os produtos devem estar com a sua Tabela Nutricional atualizada, conforme as novas mudanças.

Quais são essas mudanças?

  • Extinção do uso do valor de KJ (Quilojoule): é possível notar que esse valor está presente nas rotulagens vigentes, porém por ser de difícil interpretação pelo consumidor e ser pouco utilizado, esse tipo de unidade será removida.
  • Rotulagem Frontal: Essa rotulagem tem como objetivo sinalizar o consumidor, de que aquele produto contém altas quantidades de sódio, gordura saturada e açúcares adicionados. Saiba mais clicando aqui!
  • Indicação de Açúcar Adicionado: deverá ter a indicação da quantidade de açúcar adicionado.
  • Tabela de 100g ou 100mL: será adicionado uma tabela referentes às quantidades presentes em 100g ou em 100mL, facilitando a comparação entre produtos de diferentes marcas.
  • Padrão diário: houve mudança nos valores diários de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, entre outros, em relação a uma ingestão diária de 2000 Kcal.
  • Porção: com a nossa legislação deverá ser apresentada a medida caseira, expressa geralmente em xícaras ou colheres de sopa, por exemplo, assim como as porções utilizadas na receita.

Qual o impacto dessa atualização para a população?

Com a nova atualização da Tabela Nutricional, haverá o impacto de trazer maiores informações para o consumidor a respeito do produto que ele está ingerindo, de uma forma mais fácil e prática,  possibilitando que o cliente possa conhecer os ingredientes em excessos presentes no produto, além de buscar alimentos mais saudáveis e que possam melhorar a sua qualidade de vida.

 

Quer saber sobre a nova atualização da Tabela Nutricional? Clique aqui para entrar em contato e faça já a sua atualização conosco!

 

Referências: 

https://www.biotecjunior.com/post/a-import%C3%A2ncia-da-rotulagem

https://www.betatechjr.com/post/atualiza%C3%A7%C3%A3o-na-resolu%C3%A7%C3%A3o-sobre-as-rotulagens-nutricionais

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!