A indústria cosmética vem crescendo esporadicamente, e com isso, há uma diversidade de itens de beleza disponíveis para a escolha. Por isso, é de suma importância conhecer melhor as formulações dos cosméticos, para estarmos informados sobre as características e propriedades dos produtos que consumimos.

De modo geral, existem alguns componentes que são essenciais para a formulação de um produto cosmético como princípio ativo, emulsificantes e espessantes. Falaremos mais detalhadamente sobre os principais componentes no texto a seguir!

Princípio Ativo

É responsável pela ação específica exercida pelo cosmético, como hidratar, clarear, proteger, limpar, etc. O tipo de princípio ativo assim como a sua ação na formulação cosmética está extremamente relacionado a sua estrutura química.

Emolientes/Umectantes

Apresentam a propriedade de absorver vapor de água do ambiente, umedecendo a superfície da pele e ajudando a manter a umidade natural, a criar uma barreira de proteção e a suavizar a pele. Podem ser inorgânicos como o cloreto de cálcio (CaCl2) ou orgânicos como a glicerina e a ureia.

Emulsificantes/ Tensoativos

Emulsificantes são moléculas que possuem tanto uma porção polar quanto uma porção apolar. Quando são adicionados em sistemas que contêm óleo e água, eles podem emulsificar o óleo em pequenas gotículas e dispersá-lo no sistema como um todo. Basicamente, sua função num cosmético é misturar substâncias polares a apolares. Alguns exemplos de emulsificantes são alquil sulfatos, ácidos graxos etoxilados, nonilfenol etoxilado.

Espessantes

Possuem três principais finalidades nos cosméticos, como aumento de viscosidade, fixação da formulação líquida em seu local de aplicação e a melhora na estabilidade da emulsão. São normalmente usados em shampoos e sabonetes líquidos. Na sua maioria, são polímeros solúveis em água, como a carboximetilcelulose.

Antioxidantes

Os antioxidantes inibem ou impedem o processo de oxidação dos produtos, garantindo maior estabilidade e conservação dos componentes e dos produtos. Os antioxidantes mais comumente usados em cosméticos são os tocoferóis, o ácido cítrico, o ácido ascórbico e os compostos aromáticos, como o butilhidroxitolueno (BHT).

Sequestrantes

Os sequestrantes capturam e imobilizam íons metálicos, impedindo que esses reajam com várias substâncias orgânicas e alterem a cor ou textura do cosmético. Um dos sequestrantes mais comuns na indústria de cosméticos é o EDTA.

Conservantes

São responsáveis por inibir o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos, que deterioram o produto. O esperado é uma máxima proteção contra a contaminação aliada a um mínimo impacto na saúde do consumidor, entretanto, muitos dos conservantes utilizados podem ser maléficos, como é o caso de parabenos. Para mais informações sobre conservantes em cosméticos, clique aqui.

Farmacon Jr.

Em suma, é de extrema importância saber quais são os componentes dos cosméticos que consumimos ou até mesmo produzimos. Aqui na Farmacon Jr. buscamos sempre trazer transparência nas formulações que realizamos, garantindo que os serviços sejam prestados com clareza e qualidade!

Ficou interessado? Entre em contato com a gente e não perca a oportunidade de fazer a formulação do seu cosmético conosco e ainda desfrutar dos nossos outros serviços!

Referências Bibliográficas

Campos, P. M. B. G. M.; Mercúrio,D. G. Cosmetic Online. s.d. https://www.cosmeticsonline.com.br/artigo/54.

Galembeck, Fernando. “Cosméticos: a química da beleza.” s.d.

Gasperi, Elaine Neves de. Cosmetologia I. UNIASSELVI, 2015.

Nacle, Viviane. Farmácia Jr. 24 de Março de 2021. https://www.farmaciajr.com/post/voc%C3%AA-conhece-os-principais-componentes-dos-cosm%C3%A9ticos.

Nicolodi, André Gabriel Bondan. Conaq. s.d. https://conaq.com.br/entenda-melhor-as-formulacoes-cosmeticas/.

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!