Escolha uma Página

A presença de tabela nutricional nos produtos é uma eficiente forma de comunicação – tanto com consumidores quanto com órgãos de fiscalização. Dessa forma, tornou-se indispensável na comercialização de alimentos. Entenda a importância e os benefícios que a rotulagem de alimentos pode trazer!

O que é a rotulagem nutricional?

A ANVISA determina que rotulagem nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre propriedades nutricionais de um alimento.

No rótulo – popularmente conhecido como tabela nutricional – é obrigatória a presença do valor energético e as quantidades dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio.

Por que a rotulagem de alimentos é importante?

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentada no Brasil desde 2001. A Resolução ANVISA RDC 360/03 torna obrigatória a rotulagem nutricional com o seguinte objetivo: atuar em benefício do consumidor e evitar problemas técnicos para a comercialização do produto.

A tabela nutricional não é apenas uma obrigação, mas uma ferramenta capaz de agregar maior valor ao seu produto. Os produtos com rótulo: se adequam às regras da ANVISA, evitando possíveis problemas regulatórios; possuem vantagem na sua comercialização; proporcionam informações importantes para a escolha do consumidor.

 

Satisfação e Segurança do Consumidor

A demanda crescente da sociedade por informação confiável sobre a composição dos produtos que consome, em prol de uma alimentação mais saudável, têm acentuado a importância da rotulagem nutricional.

Além disso, há pessoas com doenças ligadas a hábitos alimentares, como os diabéticos, hipertensos e intolerantes. Portanto, a rotulagem nutricional garante a saúde e satisfação desses consumidores. Com a composição do alimento em mãos, eles pode realizar escolhas alimentares seguras – por exemplo, intolerantes são capazes de saber se o alimento que estão comprando irá ou não afetar sua saúde, e podem optar por produtos pelos quais não são sensíveis.

A presença de tabela nutricional em um produto é um fator decisivo no momento de escolha do produto pelo consumidor. Além disso, proporciona uma vantagem competitiva no mercado adequação à legislação.

Quer agregar a rotulagem nutricional aos seus produtos? Então entre em contato conosco!

Fontes

Rotulagem Nutricional Obrigatória – ANVISA

Importância da Rotulagem – LaborGene

Nutricionista fala sobre a importância dos rótulos de alimentos – G1