As reações alérgicas que alguns alimentos causam, podem ter consequências severas no organismo do indivíduo. Porém, entre todos os alimentos, existem alguns conhecidos por possuírem o potencial de desencadear reações alérgicas de forma mais frequente na população. Quer saber quais são esses alimentos, e o porquê desse efeito no nosso corpo? Leia nossa matéria abaixo!

 

O que é a alergia alimentar? 

A alergia alimentar é a reação que ocorre no sistema imunológico após a ingestão de uma substância presente em determinado alimento, independentemente da quantidade. 

Assim, as reações alérgicas alimentares podem variar em sua intensidade, sensibilidade e gravidade. Ou seja, para alguns indivíduos, uma quantidade considerável de algum alimento alergênico causará pequeno desconforto, e para outros, uma pequena quantidade, pode desencadear uma reação muito grave (anafilaxia), colocando sua vida em risco. 

 

Por que alguns alimentos causam alergia?

Alguns alimentos podem desencadear uma reação alérgica, pois a função do sistema imunológico é defender o organismo contra substâncias nocivas (como toxinas, vírus e bactérias). Entretanto, existem pessoas que essa resposta imunológica é ativada a partir de uma substância que, para a maioria da população é inofensiva, como alguns alimentos.

A causa principal das alergias é atribuída à produção das imunoglobulinas E (IgE), provocando alergias a algum alimento específico. Além disso, existem alguns fatores de risco que devem ser levados em consideração:

  • Histórico familiar: Quando existem outros membros familiares que apresentem alergias como asma, urticária e eczema, existem maiores chances de se desenvolver alergias alimentares.
  • Asma: Usualmente ocorre em conjunto com a alergia alimentar. Assim, os sintomas de ambas se manifestam de maneira mais grave simultaneamente.
  • Histórico de alergia alimentar: Muitas vezes, alergias que foram manifestadas na infância e com o tempo mitigaram, podem retornar na fase adulta. 
  • Outras alergias: Caso já exista uma alergia alimentar prévia, é possível que outras se desenvolvam com outros alimentos.
  • Idade: Mais comuns em crianças e bebês.

Quais são os principais alimentos alergênicos? 

As alergias são individuais, ou seja, cada corpo reagirá de forma diferente quando exposto a diferentes substâncias. Entretanto, existem alguns alimentos que possuem uma maior incidência de alergias na população, e devem até mesmo estar listados como possíveis alergênicos nos rótulos nutricionais. São eles: trigo, centeio, aveia, crustáceos de diversos tipos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite, castanha de caju, castanha do pará, macadâmia, nozes, pecãs, pistache, pinhão, castanha e látex natural

 

Importância da Rotulagem 

Por conta disso, é sempre importante frisar a importância da comercialização de alimentos que possuam rotulagem nutricional, sendo ela muito importante para a saúde e segurança do consumidor. Quer saber mais sobre a importância da Rotulagem Nutricional? Clique aqui! 

 

Quer evitar que seus clientes tenham alergias com os seus produtos ? Vamos então agregar a rotulagem nutricional aos seus produtos? Entre em contato conosco clicando aqui!

 

Referências

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/alergia-alimentar#:~:text=A%20causa%20das%20alergias%20alimentares,alimentares%20s%C3%A3o%20bem%20menos%20comuns

http://hermespardini.com.br/blog/?p=427 

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!