Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água oferecida aos consumidores. O consumo seguro da água deve estar de acordo com as especificações da análise microbiológica de água, para garantir as condições ideais para o consumo. A análise microbiológica da água é, sem dúvida, a mais importante de todas, pois identifica a presença de microrganismos causadores de doenças. A presença de bactérias pode indicar a contaminação fecal, seja por fezes de humanos ou animais. Muitas vezes é um indício de contaminação por esgoto.

Risco para a saúde pública

Em todo o mundo a água contaminada, associada à falta de saneamento básico, mata cerca de 1,6 milhões de pessoas durante o ano. Segundo o Ministério da Saúde, o custo gerado para o tratamento de doenças transmitidas por águas contaminadas no Brasil é equivalente a US $2,7 bilhões ao ano.

Importância da análise microbiológica

A análise microbiológica de água fornece informações importantes para sabermos o quão potável está a água analisada, verificando se está adequada para o consumo humano. Na análise microbiológica de água potável avalia-se se há o risco da ingestão de microrganismos prejudiciais à saúde presentes em fezes humanas ou de animais, como: vírus, protozoários, bactérias etc.

Durante a análise microbiológica de água potável são pesquisados os microrganismos patogênicos de origem fecal causadores de doenças. É realizada uma investigação detalhada por meio de exame bacteriológico nas bactérias do grupo coliformes na água.

Quais doenças são causadas pela água contaminada?

Podem ser causadas diversas doenças, como diarreia, febre tifoide e infecção intestinal, levando inclusive à morte. O consumo de água contaminada ou seu uso na preparação de alimentos pode resultar em novos casos de infecção. Os indicadores de contaminação fecal são dados por uma série de patógenos intestinais, sejam bactérias, vírus ou parasitas. O grupo é denominado de coliformes, sendo seu principal representante a bactéria Escherichia coli.

A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (Portaria de Potabilidade) estabelece que, na água para consumo humano seja verificada a sua potabilidade, a ausência de coliformes totais, Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.

Outras doenças e os patógenos causadores:

  • Febre tifoide e paratifoide: Salmonella typhi e Salmonella paratyphi A e B;
  • Disenteria bacilar: Shigella sp;
  • Cólera: Vibrio cholerae;
  • Gastroenterites agudas e diarreias: Escherichia coli enterotóxica, Campylobacter, Yersinia enterocolitica, Salmonella sp, Shigella sp;

A água potável e tratada não deve conter microrganismos patogênicos. Na prática, isto significa que não deve ser possível detectar a presença de qualquer  coliforme em qualquer amostra de 100 ml. 

Caso tenha interesse em mais tópicos sobre esse tema, no blog da Farmacon Jr. existem mais conteúdos sobre esse assunto, como por exemplo: A importância da análise de água para empresas, saúde pública e para microempreendimentos

Procure uma empresa que realiza este serviço

A Farmacon Jr. realiza todas as etapas de análise de água, dentre elas a análise microbiológica, seguindo os padrões conforme as exigências do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tudo isso por um preço mais acessível e com muita qualidade. Acesse nosso site e saiba mais ou entre em contato conosco clicando aqui.

REFERÊNCIAS

HidroLabor

cqlab

Kasvi
gmo-online