A análise de água tem extrema importância, principalmente quando é destinada ao consumo, como informado na Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Com a análise de água é possível verificar se a água distribuída é isenta de microrganismos causadores de doenças e substâncias que podem ser prejudiciais à saúde humana.

Importância da análise de água para a população

A saúde da população deve ser tratada com muita responsabilidade, e a falta da análise de água pode causar doenças como hepatite A, cólera, rotavírus e até mesmo a morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente 15 mil pessoas vão a óbito e 350 mil são internadas no Brasil devido a doenças ligadas à falta de saneamento básico. Portanto, ao realizar este tratamento, mostram a importância do controle de qualidade da água para que ela se torne potável.

Como é feita a análise?

Primeiramente, é feita a coleta, evitando contaminações e perdas. Depois é feito o transporte e armazenamento das amostras, que devem ser armazenadas em caixa térmica até o momento da análise da amostra. Então a última etapa é a análise, na qual são realizados dois tipos de testes: 

Análise Físico-Química: Parâmetros químicos como pH, presença de metais pesados, dureza, e padrões físicos como temperatura, cor, sabor, turbidez, condutividade. Parâmetros físicos, como temperatura, sabor, odor, cor, condutividade elétrica.

Análise microbiológica: É realizado o diagnóstico para identificar a presença de micro-organismos patogênicos, principalmente bactérias, prejudiciais à saúde existentes na água para visualizar alguma contaminação do reservatório do estabelecimento, ou falta de saneamento.

Como saber os níveis ideais de cada parâmetro?

As exigências dos padrões físico-químicos e biológicos são diferentes para cada uso, ou seja, a qualidade da água é um padrão relativo. Por esse motivo existem legislações que regulamentam os limites dos parâmetros permitidos e adequados para os diferentes usos da água. Por exemplo, a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, determina os padrões de qualidade para água potável, os quais são bastante rígidos, tendo em vista que será ingerida.

Mais vantagens sobre a análise de água

Além de ter um resultado sobre a potabilidade, a análise de água serve para avaliar o ambiente aquático e tomar ações corretivas para diminuir os impactos sobre ele, e evitar multas e prejuízos à imagem da empresa.

Onde posso encontrar um serviço de análise de água? 

Se você possui interesse de realizar análise de água no seu estabelecimento, nós da Farmacon Jr podemos te ajudar! Basta entrar em contato conosco clicando aqui

Referências:

CSTQ Jr.
ESALQ Jr. Florestal
BioSeta
Conpleq consultoria