A análise de água corresponde a análises laboratoriais em amostras de água para verificar sua qualidade. Tal análise pode promover o crescimento de microempresas quando realizada sobre a amostras de água utilizada em seus processos de rotina, visto que regulariza a empresa perante a legislação, promove saúde e a alinha aos princípios de sustentabilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

 

Por que analisar a água?

Ao trabalhar com o público, é essencial que a empresa esteja segura de que a água utilizada esteja isenta de micro-organismos ou substâncias físico-químicas, que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas. Entretanto, devido aos altos índices de poluição verificados nos dias de hoje, a possibilidade de contaminação das fontes de água é alta. Diante disso, a análise de água é de suma importância para garantir que ela atenda às exigências de qualidade, especificadas na Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre a análise de água, clique aqui.

 

Qual a vantagem para os microempreendedores?

Saúde
A qualidade da água utilizada pela empresa está intimamente ligada com a saúde de seus consumidores. Desse modo, ao monitorar a qualidade da água utilizada nos processos da empresa, é transmitido ao consumidor uma preocupação com a saúde dele. Assim, ganha-se a confiança do cliente, abrindo a possibilidade de novos negócios.

Sustentabilidade
A adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas é uma obrigação ambiental e social, sendo citada como um objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS 12). Dado que a qualidade da água tem papel fundamental nesse tema, realizar a análise de água periodicamente para garantir a sua qualidade faz com que sua empresa esteja alinhada aos princípios de sustentabilidade, colocando-a em papel de destaque no mercado.

Legislação
A PRC nº5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, exige o controle da qualidade para o consumo humano. Dessa forma, realizar a análise de água periodicamente regulariza sua empresa perante a legislação, o que transmite segurança aos consumidores, promovendo maior probabilidade de vendas.

 

Como analisar a qualidade da água utilizada pela minha empresa?

A análise de água é feita a partir de testes físico-químicos, os quais indicam aspectos como cor, pH, temperatura, turbidez e presença de substâncias tóxicas, e de testes microbiológicos, que indicam a presença de microrganismos patogênicos.

A  Farmacon Jr realiza os testes necessários para análise de água de sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato conosco!

 

Referências

Núcleo Consultoria Jr

Bioseta

CSTQ J

Labfinprovar

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!