A rotina das farmácias está constantemente sujeita a alterações e isso ocorre devido ao surgimento de novas demandas e necessidades. Sendo assim, o Manual de Boas Práticas se faz necessário para manter a padronização e organização dos serviços prestados pelo estabelecimento, mesmo diante de suas mudanças, a fim de garantir sua qualidade. Quer saber mais sobre este documento? Leia nosso conteúdo agora!

Mas afinal, o que define um Manual de Boas Práticas?

O Manual de Boas Práticas de Fabricação constitui-se um documento, em que a finalidade é descrever atividades e procedimentos empregados por empresas ou estabelecimentos, tais como as farmácias. Essa descrição tem como objetivo esclarecer todos os processos relacionados à produção, manipulação e armazenamento dos produtos, sejam eles medicamentos, alimentos, cosméticos, dentre outros.

Sendo assim, trata-se de um documento que tem por finalidade manter o funcionamento padronizado, organizado e ágil, bem como o seguimento de todos os requisitos de higienização propostos pela legislação sanitária em vigor. Dessa maneira, é possível garantir a segurança e a saúde de todos os indivíduos que possam entrar em contato com o produto em questão, desde aqueles em que trabalham na sua produção até aqueles em que irão consumi-lo.  

Manual de Boas Práticas no contexto das farmácias 

Dentro do contexto das farmácias, o Manual de Boas Práticas de Manipulação é importante para estabelecer roteiros que promovam a agilidade e maior facilidade na execução dos diversos serviços prestados pelo estabelecimento. Nesse sentido, o documento deve conter informações importantes sobre o atendimento ao cliente, aquisição de matérias-primas e embalagens (válido para farmácias de manipulação e homeopatia), avaliação farmacêutica da prescrição médica, dispensação e descarte de medicamentos, manutenção da estrutura física, aquisição e reparo de equipamentos, dentre outros. 

Além disso, vale ressaltar que para as farmácias de manipulação e homeopatia, deve haver também o registro de roteiros que tratam da aquisição de matérias-primas e embalagens, manipulação e controle de qualidade dos produtos manipulados. 

Em resumo, o manual tem como objetivo principal minimizar possíveis erros por meio da padronização das atividades e, por isso, é essencial que durante sua elaboração seja feito um acompanhamento personalizado seguindo o cotidiano e a realidade do funcionamento da farmácia. Logo, todos os prestadores de serviço do estabelecimento devem seguir as recomendações presentes neste documento. 

O Manual de Boas Práticas é obrigatório? 

Sim, este documento é obrigatório para farmácias e drogarias, de acordo com a RDC nº 44/2009. Desse modo, o seu descumprimento caracteriza uma infração sanitária, podendo resultar desde advertências e pagamento de multas, até a apreensão ou interdição de mercadorias e cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento. 

Como fazer um Manual de Boas Práticas? 

O manual pode ser elaborado por um farmacêutico ou um outro profissional experiente no ramo. Nesse contexto, nós, da Farmacon Jr, oferecemos o serviço personalizado para cada estabelecimento, conforme as recomendações da ANVISA. 

Quais informações devem estar presentes no Manual? 

Em geral, alguns itens são essenciais, tais como:

  • Estrutura física do estabelecimento (instalações, área administrativa, área de dispensação, área de atenção farmacêutica, sanitário, dentre outros);
  • Equipamentos utilizados;
  • Higienização (controle de pragas e higienização de equipamentos e demais utensílios, por exemplo);
  • Utensílios e acessórios de limpeza e sanitização;
  • Vestuário e conduta;
  • Armazenamento, estocagem e dispensação;
  • Estrutura organizacional e organograma; 
  • Responsabilidades e atribuições;
  • Treinamentos elaborados para os funcionários;
  • Classificação de resíduos da farmácia e drogaria.

Além disso, é importante que conste também nesse documento os Procedimentos Operacionais Padrão. Quer saber um pouco mais sobre esse documento? Clique aqui!

Vale ressaltar ainda que o Manual de Boas Práticas deve ser atualizado periodicamente devido às alterações frequentes da rotina e da realidade do estabelecimento. 

Gostou do nosso conteúdo? Tem interesse pelo serviço de elaboração do Manual de Boas Práticas? Entre em contato conosco clicando aqui!

Referências

O que é Manual de Boas Práticas? 

POP? Manual de Boas Práticas? Por que uma farmácia de manipulação precisa deles? – Pharmaceutical Consultoria

Manual de Boas Práticas é obrigatório – ASCOFERJ

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!