Todos os estabelecimentos estão em constante desenvolvimento, o que inclui drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, entre outros estabelecimentos. Seus procedimentos e técnicas fundamentais são aperfeiçoadas ao longo do tempo, a fim de garantir uma dispensação exemplar dos medicamentos, preparações homeopáticas satisfatórias e todos os controles de qualidade que prezam pelo cuidado ao paciente. É nesse contexto que os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) se destacam, sendo assim confira agora 5 vantagens da elaboração destes documentos!

O que é um POP e por que eles são utilizados?

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) tem como objetivo descrever minuciosamente uma tarefa executada. Consequentemente, esta ferramenta auxilia na padronização das atividades e garante o bom andamento do serviço e da manutenção das estruturas do estabelecimento. 

Nesse sentido, pode-se dizer que são ferramentas essenciais para farmácias e drogarias, auxiliando em um melhor atendimento e profissionalização da suas equipes.

Você sabe quais são os POPs obrigatórios para farmácias e drogarias? Venha conferir nosso conteúdo sobre o assunto, clicando aqui!

Mas então, quais as vantagens de elaborar um POP?

1. Otimização do processo 

Uma vez que descrevem de forma detalhada como um determinado processo deve ser executado, o funcionário responsável por essa tarefa será capaz de  executá-la da forma mais otimizada possível. Desta forma, o POP pode agregar agilidade e consistência ao seu serviço.  

2. Treinamentos e serviço personalizado

O POP pode ser uma ferramenta essencial para facilitar o treinamento de funcionários, já que descreve, detalhadamente, todas as etapas e processos necessários para a realização de alguma atividade ou procedimento. Vale ressaltar, portanto, que estes documentos devem se atentar, não apenas para todas as legislações vigentes, mas também às necessidades do estabelecimento. Logo, atualizar constantemente sua documentação relacionada aos Procedimentos Operacionais para fornecer um serviço personalizado e prático, é essencial. 

3. Adequação as medidas da Vigilância Sanitária

Atualmente, a fiscalização dentro de estabelecimentos farmacêuticos vem se tornando mais rigorosa quanto à existência e atualização dos POPs, de acordo com a RDC n° 67/2007. Desta forma,  é essencial manter esta documentação de acordo com a regulação da ANVISA para não prejudicar seu estabelecimento, atualizando-os continuamente.

4. Garantia de maior segurança aos clientes e trabalhadores

Os POPs descrevem os processos da sua farmácia dentro da conformidade, assim se garante a prática segura dessa atividade. Desta forma, utilizar esta ferramenta permite a minimização da ocorrência de erros e acidentes. Dessa forma, ao garantir maior segurança do colaboradores e clientes, seu estabelecimento consegue maior fidelização. 

5. Redução de desperdício de material

A falta de organização prejudica a melhoria de processos críticos. Consequentemente, esses erros podem gerar desperdícios de matérias primas ou produtos.  Sendo assim, com esta ferramenta, os processos do seu estabelecimento são otimizados em diversos sentidos, entre eles a diminuição do desperdício, por se ter estabelecido estritamente as quantidades.

 

Gostaria de atualizar ou elaborar novos Procedimentos Operacionais Padrão para o seu estabelecimento? Entre em contato conosco clicando aqui.