A coenzima Q10 é facilmente encontrada no mercado, prometendo efeitos milagrosos como anti-envelhecimento, emagrecimento e prevenção de algumas doenças. Essa coenzima, parecida com uma vitamina, possui vários benefícios e é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Venha saber mais sobre seu uso!

O que é a Coenzima Q10?

A coenzima 10, também conhecida como Ubiquinona, é um nutriente produzido pelo nosso organismo e também pode ser obtida pela alimentação (peixes, carne bovina, suína e de frango, óleo de soja), além disso, é melhor absorvida quando acompanhada de alimentos ricos em gordura. Atualmente vem sendo muito utilizada também em cosméticos, com a promessa de diminuir a flacidez da pele.

A Q10 contribui para o bom funcionamento de todas as células do corpo. Sua função  é fornecer proteção contra radicais livres, agindo como antioxidante, retardando assim o envelhecimento precoce. Também atua como um fornecedor de energia, sendo um cofator para a síntese de ATP mitocondrial.

Com o passar do tempo, o nível da coenzima em nosso organismo diminui. Além disso, pessoas com doenças crônicas (câncer, AIDS, diabetes, cardíacas, entre outras) também apresentam concentrações menores que indivíduos jovens e saudáveis. 

Quais são os benefícios?

Como tem função antioxidante, a coenzima Q10 combate os radicais livres formados pelo nosso próprio metabolismo, ajudando a prevenir a destruição de nossas células, o surgimento de doenças degenerativa, e também auxiliando no reparo e regeneração da pele, além de atuar como anti-rugas e antienvelhecimento.

Além de sua função antioxidante, a Q10 auxilia na transferência energética para formação das moléculas de ATP, sendo útil para a melhoria da performance esportiva. Alguns estudos apontam que apresenta até influência na fertilidade feminina,  já que para que o processo de fertilização seja iniciado os óvulos demandam uma alta quantidade de energia.

Outros estudos indicam que é benéfica também no tratamento e prevenção de doenças cardíacas, ajudando a manter os batimentos cardíacos (sístole e diástole) constantes. Além disso, também pode ajudar no controle do colesterol, diminuindo o LDL (“colesterol ruim”) e não alterando o HDL (“colesterol bom”). 

Onde encontrar e como usar a Coenzima Q10?

A síntese nas células do corpo humano é a principal fonte da Coenzima Q10, podendo ser sintetizada no fígado, a partir dos alimentos ingeridos. Além do mais, existem muitas fontes vegetais de CoQ10, sendo as mais ricas: o espinafre, o brócolis, o amendoim, o gérmen de trigo e os grãos integrais. Também é possível encontrá-la em suplementos alimentares, porém é importante ressaltar que, apesar da coenzima Q10 praticamente não ter toxicidade, pode existir interação com medicamentos, por isso um profissional da saúde deve ser consultado.

Clique aqui para ler mais sobre as interações medicamentosas e os seus riscos!

Em cosméticos, produtos contendo a coenzima Q10 tornaram-se populares no mercado, já que esses cremes hidratantes prometem efeitos “anti-idade”, devido a sua ação antioxidante que, como já dito anteriormente, atua evitando o envelhecimento precoce da pele.

Quer saber mais sobre o assunto? E quer saber mais sobre a nossa empresa? Entre em contato conosco clicando aqui!