A biodiversidade amazônica representa grande interesse econômico para o mercado externo, com sua variedade de produtos naturais, com segurança e eficácia comprovada, assim como também representa uma extensa área de conhecimento, com grande potencial para os cosméticos. A vastidão de aplicações que os ativos amazônicos podem agregar aos cosméticos é uma realidade explorada por várias empresas que buscam por produtos únicos. Gostaria de agregar mais valor aos seus cosméticos, mas não sabe como? Leia mais sobre o assunto abaixo!

 O que são os ativos amazônicos?

As plantas produzem diversas substâncias ativas, seja para proteger seus frutos e folhas de pragas, suportar exposições diretas ao  sol ou atrair agentes polinizadores, como as abelhas. Essas substâncias são extraídas e podem ser utilizadas em alguns produtos ou transformadas em um fitocosmético, o qual é definido como um cosmético que contém ativos naturais, como, por exemplo, um extrato, óleo fixo ou essencial que definem a atividade do produto.

Quer saber mais sobre óleos essenciais ? Confira nosso texto clicando aqui.

O mercado dos cosméticos e suas aplicações

O incentivo à pesquisa de produtos naturais da floresta amazônica nos últimos anos tem impulsionado a presença destes componentes no mercado, devido à associação entre a diversidade brasileira e a riqueza da fauna e flora amazônica. Além disso, os benefícios e a agregação ao valor comercial nos produtos, incentivaram a indústria cosmética a investir nessa área para várias pesquisas clínicas, como a ação antioxidante, anti-inflamatória, antienvelhecimento e fotoprotetora dos ativos, sempre garantindo a eficácia e segurança dos mesmos.

Um grande exemplo da aplicação dos ativos amazônicos neste mercado é a linha EKOS da Natura, a qual possui parceiros em atividades de coleta de ativos e bioagricultura, colhendo apenas o necessário. Com isso, a empresa preserva o suficiente para que as espécies continuem sua reprodução e mantenha o ecossistema intacto, respeitando o tempo da floresta. 

Apesar da Natura ser uma grande empresa de cosméticos já consolidada no mercado, há possibilidades para os pequenos negócios também. Um exemplo é a startup Biozer, criada há 4 anos, que utiliza óleos extraídos de árvores e plantas amazônicas para produzir óleos fitoterápicos, cremes, géis, espumas para limpeza facial e suplementos alimentares de frutas da região.

Exemplos de ativos amazônicos e suas utilidades

  • Andiroba (Carapas guianensis): A árvore está presente por toda bacia Amazônica, tanto em terra firme como em florestas temporariamente alagadas. Nos cosméticos, o óleo de Andiroba possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antisséptico, além de poder ser um emoliente. 
  • Buriti (Mauritia vinifera): É uma palmeira encontrada no centro e sul amazônico, utilizada principalmente no artesanato e culinária local. Da sua fruta, é extraído o óleo de Buriti, rico em vitamina C e carotenóides, o qual possui propriedades cicatrizante e antioxidante. Além de revitalizar e nutrir a pele, o óleo também hidrata o corpo exposto ao sol.
  • Pracaxi (Pentaclethra filamentosa): É uma leguminosa que possui em suas sementes o óleo característico que auxilia na hidratação e prevenção de manchas na pele, além de ser um cicatrizante dermatológico.
  • Murumuru (Astrocaryum murumuru): A palmeira produz manteiga característica que pode ser utilizada em shampoos, condicionadores, cremes, loções hidratantes, sabonetes, batons e desodorante. Além disso, tem ácido láurico, mirístico e oléico que auxiliam na proteção à pele sem entupir os poros, sendo uma opção para cosméticos faciais destinados à pele ressecada.
  • Copaíba (Copaifera langsdorffii): O óleo resina de copaíba é recomendado para controlar a caspa, uma vez que equilibra a oleosidade do couro cabeludo, e também acne devido às suas propriedades cicatrizante e antimicrobiana. Assim como contém propriedades anti-inflamatórias e emolientes, sendo utilizado na indústria de cosméticos como um componente importante para a fragrância em perfumes e em preparações como sabões e cremes.

Gostaria de desenvolver um cosmético com ativos amazônicos ? Deseja incluir ativos amazônicos nas suas formulações ? Entre em contato conosco clicando aqui.

Referências:

Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos a partir de ativos amazônicos

Startups da Amazônia impulsionam bioeconomia

Ativos amazônicos e seus efeitos

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!