O mercado Halal representa uma economia crescente e promissora em escala mundial. Tais produtos são consumidos, principalmente, pela população muçulmana, a qual por si só representa 30% da população global. Porém, com o passar dos anos a certificação Halal tornou-se sinônimo de qualidade, e atualmente seu consumo vêm se expandindo e consolidando. Entenda mais sobre o assunto no nosso texto abaixo! 

 

O que são produtos Halal?

O mercado Halal, portanto, diz respeito a produtos (alimentos, cosméticos, produtos químicos, farmacêuticos, moda e até mesmo turismo) que são lícitos para o consumo muçulmano. Isso significa que o consumo desses produtos é, na verdade, um estilo de vida no qual tudo que é consumido deve seguir os preceitos estabelecidos no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos e pela lei da sharia, que diz respeito ao direito islâmico, não havendo separação entre o direito e a religião.

Dessa forma, as leis são baseadas nas escrituras sagradas e na opinião de líderes religiosos, uma vez que para o islã, os alimentos e bebidas podem influenciar a alma, o comportamento e a saúde física e moral.

 

Haram e Mushbooh

De acordo com as restrições Halal são considerados proibidos (Haram) para qualquer tipo de consumo: 

  • Carne suína e canina: Sendo ambas impuras e a primeira considerada um dos dez maiores pecados para a religião; 
  • Bebidas alcoólicas e drogas: por alterar o estado do ser humano e ser considerada tóxica; 
  • Sangue: O sangue também não pode ser consumido mesmo que oriundo de abate halal, pois pode ser transmissor de doenças, entre outros produtos ilícitos. 
  • Produtos com mais de uma origem: É considerado duvidoso (Mushbooh) o consumo de produtos como: glicerina, queratina, colágeno, emulsificantes, enzimas, gelatina, etc. 
  • Forma de abate específica: Os animais devem ser abatidos pelas mãos de um muçulmano ainda vivos, voltados para meca, fazendo o uso de métodos que não haja sofrimento ao animal e antes de serem mortos, o abatedor deve rezar pedindo autorização a Deus, em árabe, como forma de mostrar obediência e agradecimento pela comida. 

 

O mercado Halal

Sendo assim, o mercado Halal é um ramo comercial diversificado e em elevada expansão, tendo em vista o acelerado crescimento da população muçulmana. Além disso, de acordo com um estudo da Euromonitor Internacional, que realiza relatórios de inteligência de mercado, analisando as tendências e os consumidores, a população muçulmana cresceu 18% nos últimos 10 anos, representando 30% da população global. 

Entretanto, vale ressaltar que tal mercado está atraindo consumidores que não necessariamente são muçulmanos, por conta dos benefícios assegurados pela certificação Halal, tornando esses produtos sinônimo de qualidade, saúde e com baixo impacto ambiental. Além disso, engloba diversas atividades como produtos farmacêuticos, sanitários, cosméticos, moda e turismo

 

Certificação Halal

A certificação Halal garante que todas as etapas da cadeia de produção, como matéria-prima, maquinário, equipamentos, processos de fabricação, embalagens e distribuição estejam seguros e lícitos para o consumo de acordo com as regras muçulmanas.

Desse modo, existem várias normas que especificam, por exemplo, a forma de abate para a produção de carne e também a proibição da utilização de matéria prima advinda de suínos. Além disso, prezam pela segurança e saúde tanto dos consumidores quanto dos trabalhadores.

 

Brasil e o mercado Halal

O Brasil possui uma posição de destaque frente a esse mercado, apresentando mais de 450 indústrias habilitadas. Isso resultou em sua colocação como maior exportador desses produtos no mundo, e se deve à forte presença de matéria prima e biodiversidade no país que é aproveitada como forma de garantir uma cadeia produtiva que se enquadre aos parâmetros exigidos. 

Quer saber mais sobre mais oportunidades como essa no mercado? Clique aqui para entrar em contato conosco! 

 

Referências:

Alimentos Halal Brasil 

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Apex Brasil

Cdial Halal

Ius Natura

ABISA