Escolha uma Página

Já pensou em abrir seu próprio negócio? Se você é do ramo farmacêutico, confira aqui algumas dicas importantes para iniciar a abertura da sua farmácia ou empresa!

Cenário brasileiro

Nos últimos anos, o setor farmacêutico brasileiro vêm se mostrando muito atrativo para investimentos. A demanda para o mercado de medicamentos no Brasil é crescente, e há boas perspectivas para os genéricos. O potencial do consumo das classes C e D está crescendo, juntamente ao envelhecimento da população. Por fim, a possibilidade de expansão de comercialização de produtos de higiene, limpeza, perfumaria, produtos de conveniência e, principalmente, os cosméticos, amplia a venda das farmácias e consiste em mais um atrativo para o setor.

O Brasil é o quarto no mercado mundial de medicamentos, com mais de 75 mil drogarias em funcionamento – é o país com o maior número de farmácias no mundo, com uma proporção de 3,4 farmácias para cada 10 mil habitantes. Logo, o setor farmacêutico está em pleno crescimento, e representa uma boa oportunidade de investimento. Sendo assim, elencamos 4 dicas relevantes para auxiliá-lo na abertura do seu negócio farmacêutico – seja uma farmácia ou empresa.

1. Tenha uma visão empreendedora

Não basta ser um profissional qualificado que tenha conhecimento técnico sobre as práticas na farmácia – é preciso ser empreendedor. Estar sempre se aperfeiçoando na área administrativa é essencial para o crescimento da sua empresa. O empreendedorismo em um novo negócio não é mais considerado um diferencial, mas sim essencial para se manter em qualquer setor. É preciso estudar o mercado, aprender sobre localização, número de funcionários, gestão financeira, lucro, capital de investimento, capital de giro e muito mais. Portanto, cursos e treinamentos voltados para empreendedorismo podem ser uma ótima ideia de investimento.

2. Determine seu público alvo

Conhecer seus possíveis clientes é primordial, afinal não adianta vender o seu produto para quem ele não interessa. Isso poupa custos, tanto de tempo como dinheiro, evitando esforços desnecessários. Uma forma de determinar seu público alvo é por meio da Pesquisa de Mercado, que o ajudará a traçar estratégias para atingir esse público. Uma boa pesquisa de mercado ajuda a delinear perfis como faixa etária, classe social, gênero, entre outros. Além de conseguir determinar ações que precisarão ser tomadas, como a necessidade de disponibilizar estacionamento ou até mesmo investir em entrega domiciliar. E, isso tudo é facilmente respondido quando se separa um tempo dedicado aos seus futuros clientes.

3. Avalie seus concorrentes

Outro ponto interessante é conhecer seus concorrentes. A partir disso é possível ver o que já existe no mercado, quais são os erros e acertos da concorrência e como utilizá-los a seu favor. Portanto é interessante descobrir o que elas fazem para atrair e fidelizar os clientes, quais os serviços disponíveis, quais as formas de pagamento, etc. Analise tudo e tente oferecer algo melhor para seus futuros clientes. Além de conseguir enxergar novas possibilidades, seu negócio será um destaque entre os demais.

4. Selecione uma equipe capacitada

Um negócio é movido por pessoas. Por isso é importante fazer um recrutamento de funcionários capacitados, que tenham conhecimento técnico, teórico e se possível experiências práticas. Dessa forma, com uma equipe capacitada e trabalhando em conjunto, seu negócio será conduzido ao sucesso. Apesar da presença do farmacêutico na farmácia ser obrigatória em tempo integral, ele não é o único funcionário necessário. Por isso faça uma boa seleção de profissionais e dê, constantemente, suporte adequado para que todos trabalhem de forma eficiente. Capacitações e treinamentos periodicamente são indispensáveis.

Essas são apenas algumas dicas para você que tem um deseja abrir seu próprio negócio farmacêutico. Entretanto, atente-se que, como estabelecimento de saúde, a farmácia deve seguir uma legislação especial. Por isso é necessário realizar toda a pesquisa necessária para atender aos requisitos para abertura do seu negócio no ramo farmacêutico.

Essas são apenas algumas dicas de como começar! Quer saber mais? Então entre em contato conosco e saiba como a Farmacon pode te ajudar com uma consultoria farmacêutica em seu futuro negócio!

Fontes

SEBRAE – Como montar uma drogaria

ICQT – Os modelos de negócios farmacêuticos

Hipolabor – 9 dicas para o farmacêutico começar seu negócio