Escolha uma Página

O que é?

 

A Pesquisa de Mercado consiste em uma coleta de informações que visa identificar oportunidades e problemas para sua empresa, produtos ou serviços. Logo, pode ser feita visando diferentes aspectos: conhecer os concorrentes, avaliar a satisfação do cliente, identificar oportunidades no mercado, entre outros.

Dessa forma, é uma excelente ferramenta para obter informações e consequentemente tomar decisões mais assertivas. Porém sua importância é, muitas vezes, incompreendida.

 

Por que realizá-la?

 

1) Tomar decisões mais seguras

 

A Pesquisa de Mercado é uma oportunidade de levantar dados relevantes às ações que a empresa planeja tomar, como lançar um novo produto no mercado, por exemplo. Podem ser coletados dados acerca da aceitação do produto, características desejáveis do mesmo, perfil do consumidor, etc.

 

Se a aceitação do produto estiver em um nível satisfatório, valerá a pena seguir em frente com a ideia. Do contrário, a pesquisa fornecerá insights (percepções) para aperfeiçoamento ou comprovará que a ação ou lançamento tem poucas chances de prosperar. Portanto, evita-se desperdício de tempo e dinheiro, o que é extremamente importante no mercado atual.

 

2) Prever tendências do mercado

 

Ao ouvir o seu consumidor frequentemente, é possível identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento dele. Tais informações permitem traçar estratégias para aproveitar dessas mudanças da melhor forma possível. Conhecendo as tendências, é possível identificar a oportunidade de lançar um novo produto, ou adaptar um produto já existente às novas tendências, por exemplo.

 

3) Conhecer os concorrentes

 

A Pesquisa de Mercado também possibilita analisar o contexto no qual sua empresa está inserida, e identificar pontos fortes e fracos que sua marca possui em relação aos concorrentes. Com esses resultados em mãos, é possível identificar pontos de melhoria e oportunidades.

Mitos sobre a Pesquisa de Mercado

 

Muitos confundem pesquisa de mercado com a aplicação de questionários ou realização de entrevistas. Essas são apenas algumas das formas de obter informações de interesse! Para tomar as melhores decisões, podem ser utilizados diversos tipos de pesquisa. Sendo assim, até mesmo a simples observação da concorrência e aplicação de cliente oculto, podem ser chamadas de pesquisa.

 

Outro erro comum é acreditar que a pesquisa de mercado sozinha é suficiente para avaliar a viabilidade de um negócio. O instrumento completo de análise de viabilidade é o plano de negócios em conjunto com a pesquisa. Ela por si só é insuficiente, pois apenas fornece informações de interesse, e não as ações a serem tomadas.

 

Ficou interessado?

 

A pesquisa de mercado torna-se cada vez mais importante à medida que os mercados ficam cada vez mais saturados de competidores e as mudanças no comportamento dos clientes se tornam mais intensas e frequentes. Portanto, o processo de decisão de marketing torna-se cada dia mais complexo, e saber reagir aos problemas e oportunidades é imprescindível.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba como a Farmacon pode te ajudar com uma Pesquisa de Mercado!