O treinamento de funcionários é um grande investimento. Compreender que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa faz toda a diferença. Saiba mais sobre essa capacitação a seguir!

 

O diferencial

Atualmente, é notável um número crescente de farmácias, sendo muitas destas localizadas no mesmo bairro. Diante disso, surge uma maior competitividade entre os estabelecimentos, os quais prezam tanto pelo cumprimento de suas metas, quanto pela satisfação de seus clientes. Dessa forma, para que possam concorrer de uma maneira saudável, é essencial um diferencial em seus cotidianos.

Nessa linha, a característica aditiva que pode deixar uma companhia em destaque, destoando do cenário das demais, é o capital intelectual. Tal capital está intrinsecamente relacionado ao treinamento de funcionários, o qual reflete em desempenhos e resultados excelentes, quando realizado corretamente. 

Benefícios do treinamento

A entrega de qualidade diz respeito ao modo de lidar com o cliente abordando, para isso, um bom comportamento e oratória, além de sempre levar em consideração a empatia pelo consumidor ali presente. Com isso, permite a este cliente o sentimento de conforto com o local possibilitando, assim, uma melhor experiência para ele.

O segundo benefício está ligado à lucratividade, pois uma vez que se conhece a maneira qualificada de atender o consumidor, tem domínio sobre os produtos e há embasamento sobre as técnicas de negociação e vendas, é possível transformar os funcionários em “ímãs de clientes”. Isso ocorre devido a um conjunto de ações, tais quais a grande proatividade do vendedor e a atenção particular a cada cliente. Assim, torna-se mais viável, também, a fidelização desse público com o estabelecimento.

Outro benefício é a redução de custos. Portanto, com a presença de funcionários capacitados, há uma menor ocorrência de erros no estabelecimento, rotatividade de pessoas e retrabalho. Os prejuízos, portanto, são diminuídos e o capital resultante pode ser investido em outros focos.

 

Consequências de um treinamento ineficiente

Quando uma equipe não é capacitada de modo eficiente, são perceptíveis falhas na comunicação, falta de confiança para lidar com clientes, metas de vendas não atingidas e clientes insatisfeitos.

Logo, treinamentos ineficientes podem resultar em inúmeros prejuízos para o seu estabelecimento. A fidelização de clientes, por exemplo, pode ser totalmente comprometida – se a experiência do cliente não for agradável, dificilmente ele voltará à sua farmácia para realizar outra compra. Com isso, seus lucros caem e até a credibilidade da sua farmácia é posta em jogo.

Ficou interessado em como se transformar em um ímã de clientes? Quer evitar consequências negativas no seu estabelecimento? Entre em contato conosco!

Fontes

Interativa

Guia da Farmácia