Escolha uma Página
Com funcionalidades e vantagens diferentes daquelas oferecidas pelos cosméticos, os dermocosméticos são os queridinhos de quem se preocupa com a saúde e a beleza da pele. Venha conhecer qual a sua principal função e as diferenças entre esses produtos e os cosméticos convencionais!

O que é um dermocosmético?

Os dermocosméticos são produtos que apresentam ativos farmacológicos em sua composição. São essas substâncias presentes na formulação que atribuem uma função específica para o produto, possibilitando o uso em diferentes tratamentos dermatológicos como a redução de manchas, olheiras, flacidez e rugas, por exemplo. Dessa maneira, essa classe de produtos tem foco na beleza, mas também na saúde da pele.

Por serem utilizados em tratamentos dermatológicos, os dermocosméticos precisam passar por testes que comprovem, cientificamente, sua segurança e eficácia. Portanto, são registrados na Anvisa como produtos grau 2.

O que é um cosmético?

Os cosméticos convencionais agem nas primeiras camadas da pele promovendo mudanças imediatas e momentâneas, tendo enfoque principal na beleza. Olheiras, acnes, manchas e imperfeições no rosto, por exemplo, podem ser corrigidas e mascaradas utilizando base e corretivo, a fim de garantir uma aparência mais uniforme para e pele. Entretanto, o efeito desses produtos é temporário, pois ao retirá-los da pele, as olheiras, acnes, manchas e imperfeições ainda estarão lá.

Esses tipos de cosméticos estão registrados na Anvisa como grau 1. Isso significa que os componentes presentes nas formulações não exigem comprovação científica de segurança e eficácia, sendo necessário realizar, somente, os testes de estabilidade. 

Qual utilizar?

Cosméticos e dermocosméticos podem ser aliados. Os dermocosméticos buscam tratar a pele a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, enquanto os cosméticos apresentam um benefício imediato, alterando a aparência da pele apenas pelo período em que estão aplicados sobre ela.

Sabendo disso, não é necessário optar por um deles. Você pode aliar o uso de cosméticos e dermocosméticos, pois cada um deles pode ser apropriado em situações diferentes. Assim, você oferece os benefícios dos dois tipos de produto para a sua pele.

Ficou interessado(a)? Gostaria de desenvolver sua própria linha de cosméticos ou dermocosméticos? Entre em contato conosco!