O cuidado com a pele vem se tornando um hábito cada vez mais comum na rotina pessoal das pessoas. Ainda mais com o período atual, em que a maioria da população está em casa devido à pandemia. Como muitos não possuem conhecimento prévio sobre o mundo dos cosméticos, é comum que partam para o uso de receitas caseiras de skincare, as quais utilizam ingredientes de cozinha, como açúcar, café e mel. Mas será que essas combinações substituem o uso de cosméticos? Leia nosso texto abaixo para saber mais!  

Por que as pessoas utilizam receitas caseiras? 

Por não terem total conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas optam por utilizar as receitas caseiras ao invés dos cosméticos. Isso ocorre possivelmente devido ao custo, já que um cosmético de qualidade possui um valor mais elevado que um ingrediente de cozinha utilizado para a preparação dessas receitas, por exemplo. 

Elas são seguras? 

Algumas dessas receitas caseiras podem até parecer funcionar, todavia, é preciso alertar sobre os perigos que as mesmas podem causar na pele. Isso porque os ingredientes que normalmente tais receitas levam possuem grânulos desproporcionais entre si, o que pode causar irritação e alergia na pele. Além do mais, esses produtos foram fabricados para servirem de alimento, e não para serem aplicados sobre a pele. Dessa forma, pode-se considerar que não são tão seguras quanto os cosméticos para fins dermatológicos, já que a combinação utilizada nas receitas não passou pelos rigorosos testes a que os cosméticos estão sujeitos. 

Afinal, elas substituem os cosméticos? 

As receitas caseiras não substituem o uso de cosméticos na skincare, já que seus ingredientes não são próprios para esse uso. Também, como tais receitas não passam por testes físico-químicos e não são preparadas em local esterilizado, como num laboratório, como é o caso do cosmético, tem-se um alto risco de se ter impurezas e contaminantes na receita que será aplicada sobre a pele, um órgão tão sensível e importante para nós.

Portanto, é essencial consultar um profissional antes de iniciar seus cuidados dermatológicos, além de utilizar produtos próprios para skincare, e também, se possível, específicos para o seu tipo de pele.  Que tal iniciar desenvolvendo seu próprio cosmético? Entre em contato conosco clicando aqui

Referências: 

perigos das receitas caseiras

brasileiros estão cuidando mais da pele desde o inicio da pandemia 

os perigos dos tratamentos de pele caseiros

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!