Escolha uma Página

Cada vez mais o mercado brasileiro abre as portas para cosméticos que possuem efeito de tratamento e não apenas um efeito estético momentâneo. Este tipo de cosmético é utilizado pelas brasileiras em suas rotinas diárias e proporcionam o efeito desejado com o uso contínuo. Séruns fazem parte desse tipo de produto e, cada vez mais, estão ganhando espaço no mercado.

O que é?

Séruns são cosméticos que possuem textura leve, com rápida absorção, de fácil espalhabilidade e com muitos ativos em sua formulação. Esse tipo de produto funciona como uma espécie de ultraconcentrado de ativos específicos e por isso proporciona efeitos mais rápidos ao consumidor.

É um cosmético que possui diversos segmentos no mercado, cada um de acordo com uma especificidade, como os que oferecem maior hidratação e os que reduzem linhas finas de expressão. Há ainda séruns que controlam a oleosidade da pele e alguns que são específicos para a saúde capilar.

Quando falamos de séruns para pele, eles geralmente são utilizados pela manhã e pela noite, após lavar e tonificar a pele (antes de aplicar o hidratante e protetor solar).

E os séruns capilares podem ser utilizados de infinitas fomas: colocando algumas gotas na máscara de hidratação, após a lavagem e secagem dos fios ou até mesmo misturado com shampoo e condicionador.

Benefícios

 

  • Podem ser utilizados por qualquer pessoa

Um dos maiores benefícios oferecidos por esse produto inovador está justamente em sua textura intermediária entre cremes e géis (nem tão seca quanto um gel e nem tão oleosa como um creme), o que proporciona a sua utilização por todos os tipos de peles e cabelos, sejam eles secos ou oleosos.

  • Efeitos obtidos mais rapidamente

Outro benefício que está diretamente ligado com a quantidade de ativos concentrados e com a textura, é que os efeitos são obtidos mais rapidamente, justamente por esse tipo de produto penetrar mais profundamente nas camadas da pele. Com isso, os efeitos prometidos por cada sérum são intensificado e rapidamente notados pelo consumidor.

  • Custo benefício

São produtos que possuem um ótimo custo benefício ao consumidor, já que com poucas gotas (devido à sua propriedade ultraconcentrada de ativos e a fácil espalhabilidade) o efeito desejado pode ser obtido com sucesso!

  • Tratam a causa do problema

Além disso, por penetrarem profundamente, agem de dentro para fora, tratando os “problemas” em seu foco inicial. Como por exemplo a oleosidade, os séruns para este fim vão ajudar a tratar e controlar a produção sebácea excessiva, evitando o aparecimento de cravos e espinhas de uma maneira muito mais eficaz.

Sérum x Creme Hidratantes

  • Possuem absorção mais rápida do que os hidratantes;
  • Penetram mais profundamente na pele tratando as camadas mais internas da derme, por isso são utilizados como um complemento ao hidratante (este que deve ser usado em seguida ao sérum, para proporcionar a hidratação e proteção das camadas mais superficiais);
  • São veículos de uma maior quantidade de ativos, ou seja, são mais concentrados;
  • Efeito mais rápido se comparado aos cremes de tratamento;
  • O hidratante forma uma película de proteção na pele, o sérum não.

Com isso, podemos observar que são produtos com diferentes finalidades, mas complementares entre si. Enquanto  o sérum irá tratar mais profundamente, o hidratante deve ser aplicado em seguida para potencializar os efeitos e acelerar os resultados, trazendo sempre a hidratação e a proteção necessária para a derme.

Mercado e desenvolvimento

Por serem de fácil aplicação, os séruns são cosméticos que possuem grande adesão ao uso, já que são produtos  fáceis de utilizar e que são absorvidos rapidamente.

Além disso, esse produto vem conquistando cada vez mais o mercado brasileiro justamente por sua textura leve, que atende muito bem peles oleosas e mistas (que compõem grande parte do tipo de pele predominante no Brasil) trazendo benefícios sem deixar com o aspecto oleoso, como alguns cremes mais espessos fazem.

Este tipo de produto requer um desenvolvimento cuidadoso, que por vezes é demorado. Isso ocorre pois as pesquisas acerca dos ativos específicos e o processo de chegar a uma formulação segura para o consumidor demandam tempo.

Além de tudo, é imprescindível a realização dos testes de estabilidade e de eficácia no produto, que também acarretam algum tempo a mais neste processo.

Entretanto, todo o tempo de pesquisa e desenvolvimento valem a pena, já que estes produtos finais possuem maior valor agregado e oferecem um ar de sofisticação e qualidade para as empresas que investem neles. Sem mencionar que são uma tendência de mercado e assim, ajudam a aumentar a competitividade frente aos concorrentes.

Quer adicionar a formulação de um sérum em sua linha de cosméticos? Entre em contato conosco!