Os esfoliantes são cosméticos que fazem parte da rotina de Skincare, melhorando a maciez e a circulação sanguínea da pele. Mas você sabia que a maioria desses produtos apresentam uma substância que prejudica o meio ambiente? Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo.

O que é a esfoliação?

A esfoliação tem como objetivo promover a renovação celular, limpando e retirando as células mortas junto com outras impurezas. Na esfoliação física, ou mecânica, a renovação celular é estimulada através do atrito. Essa ação ocorre pela presença de microesferas de polietileno, o que permite a presença de grânulos na composição dos produtos.

O que são as microesferas de polietileno?

São microesferas de plástico, produzidas da polimerização do polietileno, podendo apresentar polipropileno, polietileno tereftalato, polimetilmetacrilato e nylon. É um material não biodegradável, de baixo custo e muito utilizado em produtos, como: cremes dentais, sabonetes, esfoliantes, cremes corporais entre outros cosméticos.

Como ocorre a poluição?

Após usar o esfoliante e enxaguá-lo essas microesferas são lançadas no sistema de esgoto, porém por seu tamanho pequeno, o tratamento dos efluentes não consegue eliminá-las, assim alcançando os rios, lagos e mares. Outros poluentes presentes nos sistemas aquáticos são absorvidos pelas microesferas, onde posteriormente os animais marinhos as ingerem por confundirem como alimento, afetando toda a cadeia alimentar. Além de que, muitos desses animais fazem parte da nutrição humana, como os peixes.

Como substituir?

A preocupação com o meio ambiente está aumentando cada vez mais, na intenção de preservar as gerações futuras. Com o objetivo de modificar, criar hábitos mais sustentáveis e assim preservar o meio ambiente, alguns países criaram leis para reduzir o uso e empresas estão procurando novas substâncias para substituir essas microesferas. Algumas alternativas orgânicas são: argila, farelo de arroz, semente de apricot e microesferas de jojoba. 

Percebeu que utilizava algum cosmético que polui o meio ambiente? Gostaria de mudar? Nós a Farmacon Jr nos preocupamos com um mundo mais sustentável. Entre em contato conosco, clicando aqui, para produzir o seu cosmético.

Referências

ADCOS Dermocosméticos

Focus Química

eCycle

Autossustentável

CosmeticsOnline

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!