Os cosméticos waterless são aqueles que apresentam em sua composição pouca ou nenhuma água, o que é uma característica de alta relevância sustentável, justamente por prezar pelo uso racional dos recursos hídricos. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais!

O que são cosméticos waterless?

O conceito “waterless” no âmbito da cosmetologia, refere-se a produtos desenvolvidos com o intuito de não utilizar ou reduzir o emprego da água nas composições. Isso se dá, com o objetivo de economia de água, um recurso cada vez mais escasso. Logo, tratam-se de cosméticos que demonstram preocupação com o meio ambiente.

Dentre esses, é possível citar shampoos, condicionadores e máscaras capilares sólidas, por exemplo. Tais produtos caracterizam-se por apresentarem formulações mais concentradas, justamente em razão de não haver água para diluir os componentes.

Por que a água é utilizada na composição de cosméticos?

Em cosméticos convencionais, a água pode chegar a constituir até 80% da sua composição, sendo que o objetivo desse elemento é interagir com outros componentes da formulação, como emulsionantes, emolientes e conservantes. No entanto, em tais casos vê-se que os componentes ativos, que irão de fato proporcionar o que o produto cosmético promete, estão em uma menor proporção. 

Portanto, sob esse contexto, o uso de água nas fórmulas é possível de ser questionável, tendo em vista que há um emprego exacerbado desse recurso finito, em comparação à proporção de ingredientes ativos dos produtos.

Por que optar por cosméticos waterless?

Fica claro então que os cosméticos waterless são vantajosos, uma vez que apresentam uma preocupação quanto à sustentabilidade, em razão de prezar por um consumo reduzido e consciente de recursos hídricos. Com isso, é possível ainda reduzir os riscos de proliferação de microrganismos, que ocorre principalmente em meios em que há a presença de água. E através disso pode-se, ainda, diminuir o uso de conservantes nas formulações, os quais também são passíveis de gerar danos ambientais, pois os cosméticos ao escorrerem pelos ralos, podem contaminar os sistemas de água.

Ademais, os produtos sólidos fornecem a vantagem da praticidade, tendo em vista que são mais compactos, não necessitando de embalagens como frascos, e dessa forma podem ser transportados e armazenados com maior facilidade. E devido ao fato destes cosméticos serem mais concentrados, são necessárias menores quantidades para fornecer os efeitos desejados, e com isso tem-se um maior rendimento em comparação aos produtos convencionais.

Quero desenvolver um cosmético waterless, o que faço?

Se você se interessou em desenvolver produtos cosméticos mais sustentáveis e eficientes, a Farmacon Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco clicando aqui.

Referências

Use BOB

Prema

Terral

Simple Organic