Escolha uma Página

Atualmente, a procura por cosméticos que atendam às características veganas tem crescido exponencialmente, em âmbito mundial. Sendo assim, confira agora o que são cosméticos veganos e o que o diferencia dos cosméticos convencionais!

Saiba o que é o Veganismo

De acordo com a Vegan Society, o veganismo é “um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”. Neste sentido, ser vegano vai além de não consumir alimentos de origem animal, como carne e ovos. O Veganismo preocupa-se não apenas com a alimentação, mas com quaisquer hábitos que possam envolver o desrespeito aos animais.

Nesse contexto, diversos produtos vêm se adaptando para atender à demanda do consumidor, dentre eles os produtos cosméticos. São várias as marcas que já comercializam cosméticos veganos – Salon Line, Lola Cosmetics e Bruna Tavares são alguns exemplos.

O que define um cosmético como vegano?

Os cosméticos veganos não têm em sua formulação qualquer componente de origem animal, no entanto, podem apresentar materiais sintéticos. Dentre eles, há ainda aqueles em que são ausentes de materiais animais e sintéticos, sendo, portanto, um cosmético vegano de origem natural, os quais são ausentes de conservantes e sua produção é ecologicamente sustentável.

Atualmente, existem diversas categorias nas quais as marcas enquadram seus produtos, o que pode gerar confusão aos consumidores. Comumente os termos “vegano” e “cruelty-free” geram dúvidas. Os produtos cruelty-free são aqueles não testados em animais, enquanto que os produtos veganos, como já vimos, não contém ingredientes de origem animal. Logo, um produto pode ser vegano sem ser cruelty-free.

Quais as vantagens e desvantagens da utilização de cosméticos veganos?

O consumo desse tipo de cosmético contribui para reduzir a criação de animais destinados como cobaias para a realização de testes e até mesmo para sua exploração. Entretanto, ao compará-los com os cosméticos convencionais, o custo de produção é encarecido, a oferta de matérias primas veganas no mercado é reduzida e, ainda, o processo de qualificação do produto final é prolongado e requer um alto investimento.

Se interessou pelo nosso post? Surgiu alguma dúvida ou tem interesse em investir em uma linha de cosméticos vegano? Entre em contato conosco clicando aqui!

Fontes

https://oglobo.globo.com/saber-viver/cosmeticos-veganos-entenda-que-eles-podem-fazer-por-voce-pela-natureza-23021557