Escolha uma Página

De origem mineral, a argila ganha espaço sendo usada em cosméticos que prometem rejuvenescer a pele de maneira natural. Existem vários tipos de argila, cada um com indicações e benefícios. Venha saber mais sobre seu uso!

O que é?

A argila é uma rocha composta por argilominerais e água. Os argilominerais são substâncias formadas por silicatos hidratados de alumínio e ferro, podendo conter outros elementos (como cálcio, sódio, magnésio, potássio) ou não, e estão presentes na forma de partículas bem pequenas – menores que 2 micrômetros. A argila é obtida a partir da decomposição de rochas, fenômeno causado por fatores químicos ou físicos.

Muito encontrada próxima de rios, em lamas ou barros, a argila é comumente utilizada na cerâmica. Atualmente vem sendo empregada também em tratamentos estéticos para a pele, como em máscaras faciais, corporais e capilares.

Há diferentes tipos de argila, cada um com uma coloração e composição diferente. Sendo assim, cada tipo tem uma ação diferente, e os usos são os mais variados.

Tipos de Argila

Os tipos de argila são denominados de acordo com sua cor.

A verde é rica em silício e é a mais diversa na composição de minerais. É um ótimo esfoliante, sendo desintoxicante e adstringente, e é indicada para peles oleosas. A vermelha é rica em óxido de ferro e cobre, absorve a oleosidade e renova a estrutura celular, e é mais indicada para peles sensíveis. A argila branca, por sua vez, é rica em alumínio, é esfoliante e cicatrizante, e é indicada para peles desidratadas. Existem ainda argila rosa, preta, cinza, etc.

Como é possível observar, cada argila apresenta um mineral em maior quantidade em sua composição, o que confere diferentes características a cada uma. Por isso, é essencial entender a composição da argila em questão para fazer o seu uso correto.

Benefícios do uso da argila

São os minerais presentes na argila os responsáveis pelos diversos benefícios.

De modo geral, o mais popular é a capacidade esfoliante, mas a argila também demonstra ter ações antioxidantes, refrescante, calmante, analgésica e regeneradora.

Ela age diretamente nos poros da pele, promovendo assim uma limpeza mais profunda. Atua também promovendo a circulação e absorvendo impurezas, além de ser utilizada também para clarear manchas, entre outros.

Como usar?

No mercado, a argila para uso estético é vendida como um pó, que deve ser misturado com água para formar um creme. Essa máscara pode ser usada no rosto, no corpo e até no cabelo – mas é importante limpar bem a região antes da aplicação, e depois do uso lavar bem o local com água.

Como máscara facial, a argila pode atuar reduzindo a oleosidade do rosto, diminuindo manchas e prevenindo linhas de expressão. A argila usada como máscara corporal pode hidratar a pele e também pode ser usada no tratamento de estrias e celulites. Já para os cabelos, a argila pode ser usada como shampoo anti-resíduos, diminuindo a oleosidade e esfoliando o couro cabeludo. Vale lembrar que essas propriedades estão relacionadas com a composição mineral da argila.

Quer saber mais sobre cosméticos com argila? Entre em contato conosco!