Nos últimos tempos, foram estudados e pesquisados diversos medicamentos e tipos de tratamentos na medicina para combater doenças. Dentre estes, vemos os medicamentos alopáticos e fitoterápicos, mas afinal, se todos possuem o objetivo em comum de combater doenças, qual a diferença entre eles? Leia nosso texto abaixo para saber mais sobre!

Alopáticos

Os medicamentos alopáticos são mais utilizados pela medicina tradicional. O princípio da alopatia é combater doenças com medicamentos que produzam efeitos contrários aos sintomas causados. Por isso, esses remédios são denominados “anti”, como os antibióticos, antialérgicos, antigripais, entre outros. 

A origem destes medicamentos pode ser sintética, vegetal, mineral ou animal. Devido ao elevado grau de eficiência, são os remédios mais usados pela população. Entretanto, o grau de toxicidade é alto, devendo ser utilizados apenas quando prescritos por um profissional, visto que o uso irracional destes podem provocar efeitos colaterais e tornar o organismo intolerante aos seus próprios ativos, diminuindo a produção de anticorpos.

 

Fitoterápicos

Os fitoterápicos possuem o mesmo princípio da alopatia, são substâncias que causam ações contrárias aos sintomas das doenças. A diferença entre a fitoterapia e alopatia, é que os fitoterápicos possuem origem exclusivamente vegetal. 

Dessa forma, a terapia é feita através de plantas medicinais com ativos comprovados por estudos, englobando as técnicas da botânica e da farmacologia. E mesmo que sendo naturais, estes remédios possuem diversas substâncias químicas, chamadas de fitocomplexos. Outra diferença com os medicamentos alopáticos, os fitoterápicos são menos tóxicos, por possuírem sua origem vegetal. Mas ainda assim, podem causar reações adversas se utilizados de maneira inadequada, sem orientação médica. 

Quer saber mais sobre o assunto ou sobre nossa empresa? Então entre em contato conosco clicando aqui!

 

Referência: 

Minha Vida

Loja da Terra

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!