No decorrer da Pesquisa e Desenvolvimento de um novo cosmético, é preciso considerar uma série de fatores, tais como a escolha das embalagens. Elas influenciam na estabilidade e na conservação do produto, bem como chamam a atenção dos consumidores quando apresentam um design atraente e inovador. Leia agora nosso conteúdo e saiba como escolher a melhor embalagem para o seu cosmético!

Qual a importância das embalagens para os cosméticos?

A função estética da embalagem para cosméticos é inegável, já que é o primeiro contato do consumidor com o produto. Porém, sua principal utilidade é proteger e conservar os produtos. Além disso, é essencial para facilitar o transporte dos mesmos.

Também é possível destacar que a embalagem estabelece uma comunicação direta com o consumidor ao fornecer as informações contidas no rótulo, tais como modo de uso, ingredientes, informações regulatórias, dentre outras. Nesse contexto, é importante reconhecer que a embalagem não possui somente um apelo comercial, sendo essencial para trazer segurança tanto ao consumidor quanto ao fabricante.

Como escolher a melhor embalagem?

A melhor embalagem seria aquela que concilia os fatores técnicos citados anteriormente com o conceito do produto.

Entre os fatores técnicos deve se considerar a consistência e o comportamento reológico da formulação, já que eles fornecem as informações necessárias para prever o comportamento da formulação ao sair da embalagem. Outro ponto importante da embalagem é que esta também deve contribuir para evitar a contaminação microbiológica e garantir a estabilidade do produto, bem como evitar o contato com a luz solar ou com a umidade de acordo com as especificidades do cosmético.

Já os fatores comerciais são essenciais para que a embalagem esteja alinhada com a proposta do produto, tais como uma proposta sustentável ou que delimite o cosmético como um artigo de luxo. Assim, esse objeto de proteção deve valorizar a identidade visual que o produto tem como proposta, trazendo o interesse de compra do consumidor no primeiro contato com o produto.

Quais são as tendência de embalagens na atualidade?

Atualmente há algumas tendências de embalagens que agregam valor ao produto perante o consumidor. São elas:

  • Embalagens green-friendly
  • Embalagens minimalistas
  • Embalagens interativas
  • Embalagens alinhadas com os valores da empresa
  • Embalagens estilizadas 
  • Embalagens que não utilizam plásticos

Com isso, basta você delimitar o conceito do produto, conhecer o mercado consumidor para o qual ele se destina e escolher uma embalagem que seja atraente e funcional ao mesmo tempo, considerando as tendências que o público-alvo busca encontrar disponível no mercado.

Quer saber mais sobre como desenvolver seu próprio cosmético e uma embalagem personalizada para ele? Clique aqui e fale conosco para conhecer melhor nossos serviços.

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!