Cotidianamente, ouve-se falar acerca da importância e da necessidade de se cuidar da pele para prevenir problemas, além da estética e saúde. Quer saber qual é o melhor produto para a sua rotina de skincare? Qual a diferença entre um cosmético e um dermocosmético e como eles podem te auxiliar? Continue lendo!

O que são cosméticos?

Os cosméticos são os produtos que agem nas camadas mais superficiais da pele, provocando, dessa forma, um efeito imediato, mas momentâneo nela. Em outras palavras, eles alteram a epiderme somente enquanto estão aplicados sobre ela, de modo que embelezam-a, hidratam-a e limpam-a, o que torna- os passíveis de uso mais frequente, haja vista que possuem funções mais simples e menores concentrações de ativos.

Sabe o corretivo que você usa para disfarçar as olheiras advindas de uma semana puxada? Ou aquele blush para dar uma aparência de saúde no rosto? Eles são exemplos de cosméticos, uma vez que, ao serem retirados, você voltará a sua aparência de antes.  

Vale salientar que esse tipo de produto não possui – necessariamente- sua eficácia comprovada.

O que são dermocosméticos?

Já os dermocosméticos estão associados ao tratamento dermatológico, ou seja, agem nas camadas mais profundas da pele – devido a alta capacidade de penetração – e se interessam na eliminação ou amenização do problema, o que classifica o efeito deles como de longo prazo. Em sua composição, há a presença de ativos farmacológicos, os quais provocam a beleza e a saúde, bem como garantem a eficácia do produto- isso porque são baseados em  testes e estudos clínicos, além do acompanhamento de um médico especializado, o dermatologista.

Sabe as acnes, as manchinhas, as rugas, a oleosidade da pele e o envelhecimento, por exemplo? São para tratá-las que surgiram os dermocosméticos, de modo que se aproximam  da classificação de alguns medicamentos – registro feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Qual dos dois escolher?

Diferentemente do que muitos pensam, os cosméticos e os dermocosméticos possuem ações complementares, ou seja, podem ser utilizados em conjunto! Por isso, você pode conciliá-los e obter os benefícios de ambos – ou seja, potencializar os resultados-, de modo a atrelá-los aos seus objetivos e à situação que você se encontra. Cabe ressaltar que é sempre importante o acompanhamento de um profissional especializado, haja vista que o uso inadequado, tanto de um quanto do outro, pode acarretar prejuízos à pele.

Qual dos dois têm maior possibilidade de desencadear reações alérgicas?

Como os dermocosméticos são feitos por meio de pesquisas científicas e testes clínicos, bem como sua composição não apresenta, geralmente, fragrâncias, corantes, parabenos, conservantes e sulfatos, eles possuem menores riscos de provocarem reações alérgicas e sensibilidade na pele. Já os cosméticos são mais acessíveis ao público – devido ao custo reduzido – e, por isso, possuem ingredientes mais comuns que afetam a epiderme, quando não administrados de maneira correta. Por isso, ao usá-los, certifique-se que não causarão alergias, irritações ou ardências, por meio de um teste experimental – aplique em uma pequena região e aguarde, caso apresente algum dos sintomas apresentados, suspenda o uso imediatamente e procure um profissional. 

Como a Farmacon Jr pode te auxiliar?

Em suma, o uso de cosméticos e dermocosméticos é importante para a saúde e estética da pele, entretanto, ao usá-los, devemos nos certificar da qualidade do produto e dos malefícios que alguns ingredientes podem causar. Quer ter a certeza que os seus produtos terão qualidade, eficácia e segurança? Entre em contato para formular o que você precisa conosco!

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!