Nos últimos tempos, as vitaminas começaram a ser muito utilizadas em cosméticos. Ainda mais que o avanço da tecnologia vem permitindo, cada vez mais, que essas substâncias cheguem na pele de maneira estável e com maior potencial de ação. A vitamina D, também chamada de vitamina do sol, é essencial para o funcionamento do nosso corpo, além de possuir diversos benefícios para a pele. Veja mais no texto abaixo como essa vitamina é utilizada em cosméticos e quais seus benefícios. 

O QUE É?

A vitamina D atua, praticamente, como um hormônio que regula o funcionamento de vários minerais em nosso corpo, e existem dois tipos: a D3 (colecalciferol) e a D2 (ergocalciferol). Ambas funcionam ajudando a prevenir os sintomas da deficiência de vitamina D.

A vitamina D3 é produzida naturalmente pelo nosso organismo, o que podemos fazer é estimular a sua produção, e isso ocorre através da exposição à iluminação ultravioleta. Além desta produção natural, também é possível encontrá-la em alimentos como leite, ovos e peixes gordurosos. 

Já a vitamina D2 é de origem vegetal, encontrada nos cogumelos selvagens, por exemplo. É  importante lembrar que para suplementação dessa vitamina, o ideal é ter a orientação de um profissional, pois seu excesso pode acarretar problemas, como o sobrecarregamento dos rins.

EM COSMÉTICOS

A pele possui receptores específicos (VDR) que são ativados quando expostos à luz solar e contribuem para a cascata de síntese da vitamina D. Porém, no processo de envelhecimento, esses receptores são enfraquecidos, o que afeta diretamente a hidratação da pele e a função de barreira. Pensando nisso, pesquisadores desenvolveram um ativo natural francês que não necessita da exposição à luz UV para que seja eficaz.

Este ativo, chamado de Vitamina D Like ou Vederine, é extraído e purificado da raiz da Chicória, sendo muito utilizado em cosméticos, agindo de maneira similar à Vitamina D. Algumas de suas ações são: restaurar as funções dos receptores de vitamina D (VDR) danificados pelo envelhecimento, além de estimular a formação e cobertura da barreira cutânea, responsável pela proteção contra a desidratação e agentes externos. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D PARA A PELE?

  • É um antioxidante

A vitamina D atua como antioxidante e, com isso, retarda o processo de envelhecimento da pele. Portanto, desempenha diretamente o papel de eliminar os radicais livres da pele, corrigindo linhas de expressão e rugas, ajudando a conferir à pele um aspecto mais jovial e com menos flacidez.

  • Evita a formação de acnes

Outra função é o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção e tratamento de infecções de pele. Dessa forma, a atividade antimicrobiana ajuda a evitar que bactérias se proliferem no rosto, consequentemente, diminuindo a formação das acnes.  

  • Renovação da pele

Pelo fato de que aproximadamente 90% dessa vitamina é produzida na própria pele, a vitamina D também consegue acelerar a renovação da pele, promovendo uma melhor textura e um efeito de reestruturação da epiderme. 

Gostaria de desenvolver seu cosmético com vitamina D? Entre em contato conosco clicando aqui!

 

Referência:

BUONA VITA

COSMETIC INNOVATION

MOMENTO DA ESTÉTICA

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!