A descoberta dos antibióticos é considerada revolucionária na área da saúde e, com certeza, mudou a história da humanidade. Com essa nova classe de medicamentos, foi possível curar milhões de pessoas de doenças que antes eram consideradas fatais e oferecer qualidade de vida para a população. Mesmo após décadas, os antibióticos são amplamente prescritos e utilizados na sociedade, mas você realmente sabe como usá-los e descartá-los? Venha ler nosso texto para aprender mais!

 

O que são e como devem ser usados os antibióticos? 

Os antibióticos consistem em uma classe de medicamentos usados para o tratamento de infecções bacterianas. Podem atuar tanto interferindo no crescimento e multiplicação das bactérias, chamados de bacteriostáticos, quanto causando a morte das mesmas, chamados bactericidas. 

Esses medicamentos são usados exclusivamente para o tratamento de infecções causadas por bactérias, ou seja, não são efetivos contra outras infecções, como as causadas por vírus, fungos, protozoários e outros parasitas. Logo, para combater esses agentes é necessário adotar um tratamento com outras drogas específicas. 

É válido ressaltar que os antibióticos possuem diferentes mecanismos de ação e, portanto, são específicos para cada agente infeccioso. Em outras palavras, cada doença causada por bactéria deve ser tratada com antibióticos correspondentes. Dessa forma, na suspeita de infecção, é indispensável procurar ajuda médica para que seja identificado o agente e prescrito o tratamento mais adequado. 

 

As consequências do uso indiscriminado 

Atualmente, o uso indiscriminado de antibióticos é considerado um grave problema na saúde pública. Quando o medicamento é usado de forma irracional e indevida, há uma intensificação do fenômeno da resistência microbiana, responsável por milhares de mortes anualmente. 

A resistência microbiana acontece quando a bactéria se torna resistente ao antibiótico que é tratada, ou seja, consegue crescer e se multiplicar mesmo com o uso de tratamentos adequados. Dessa maneira, o medicamento se torna ineficaz contra a infecção e é necessário buscar e desenvolver novas formas de tratamento, que não são tão fáceis de serem encontradas. 

Uma outra forma das bactérias adquirirem resistência, ocorre quando o paciente não finaliza o tratamento por completo, interrompendo o uso do antibiótico após já estar se sentindo sem sintomas. Não sentir os sintomas não significa diretamente que não há mais bactérias no organismo, mas sim que há uma quantidade de bactérias insuficiente para que os sintomas apareçam. Ao interromper o tratamento, as bactérias ainda presentes podem voltar a se multiplicar, podendo desenvolver mudanças em sua estrutura que as tornem resistentes ao antibiótico tomado anteriormente, fazendo com que seja necessário um novo ciclo de antibióticos mais potentes para eliminá-las.

Entretanto, hoje há um limite das classes de antibióticos capazes de eliminar as bactérias. Dessa forma, a constante não finalização correta do tratamento prescrito pelo médico pode gerar quadros sucessivos de reinfecção até um momento que não haja medicamentos existentes capazes de tratar o paciente. É comum nesses quadros a utilização da nomenclatura “superbactéria”, que nada mais é que uma infecção gerada por um organismo resistente a múltiplas classes de fármacos.  

Além disso, o uso inapropriado dos antibióticos pode submeter o paciente ao risco de vários efeitos adversos, que podem agravar seu quadro clínico e trazer consequências indesejadas. 

 

Descarte consciente

Entendemos o que são os antibióticos e como usá-los racionalmente, mas como devemos descartá-los após o uso ou se estiverem vencidos? 

É errado descartar no lixo comum, pia ou vaso sanitário. O motivo é que os medicamentos acabam liberando resíduos químicos que podem contaminar o solo, animais e até a água que consumimos. Sendo assim, é preciso levá-los para um ponto de coleta especializado, onde serão tratados adequadamente e incinerados, eliminando toda a contaminação química. 

Clicando aqui você poderá consultar os pontos de coleta disponíveis em sua cidade e exercer sua cidadania ao descartar corretamente seus medicamentos!

Quer estar mais preparado para atender às dúvidas de pacientes em sua drogaria ou farmácia? Entre em contato conosco clicando aqui!


Referências

Portal FioCruz

Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: Uma guerra perdida?

União Química

Pfizer

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!