É possível notar que nos últimos anos muitas pessoas desenvolveram o interesse por criar sua própria marca de produtos cosméticos. Entretanto, para que um produto cosmético possa ser comercializado, é necessário que seja submetido a diversos tipos de testagens regulamentadas, como os testes físico-químicos, que são essenciais para garantir a segurança e a efetividade de seus produtos. Achou interessante e quer saber mais? Confira abaixo!

O que são testes físico-químicos em cosméticos?

Os testes físico-químicos podem ser definidos como o conjunto de atividades destinadas a verificar e assegurar que os ensaios necessários e relevantes sejam executados, e que o produto não seja disponibilizado para uso e venda até que cumpra com a qualidade preestabelecida.

Os testes físico-químicos realizados em cosméticos são: Acidez ou alcalinidade (pH), alcoometria (aferição do teor alcoólico), condutividade, cor de líquidos, densidade de massa, densidade relativa, índice de refração, limpidez de líquidos, material particulado (partículas visíveis), ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, titulações de complexação e viscosidade. Esses ensaios analíticos fazem parte do Controle de Qualidade e têm como objetivo verificar a conformidade dos materiais ou produtos de acordo com as especificações estabelecidas pela ANVISA. 

Quem faz a regulamentação desses testes?

O órgão regulador do Brasil que executa as atividades de controle sanitário é a ANVISA, que possui uma regulamentação específica para esses testes, chamado de “Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos Uma Abordagem sobre os Ensaios Físicos e Químicos”, que serve de orientação para os profissionais da área de controle de qualidade de cosméticos e pode ser encontrado no site do próprio órgão.

Vale ressaltar que os testes devem ser feitos seguindo o Guia citado acima, pois garante a eficácia e segurança do cosmético, para que este não traga riscos à saúde do consumidor.

Onde posso realizar os testes físico-químicos em meus produtos?

Testes físico-químicos de cosméticos podem ser feitos de forma terceirizada, contratando uma farmácia de manipulação ou uma empresa. O investimento em um contrato com um serviço terceirizado é mais vantajoso ao empreendedor, pois, assim não é necessário que uma indústria seja feita em seu nome para a regularização do produto. 

Qual a vantagem de realizar esses testes do ponto de vista comercial?

Do ponto de vista comercial, esses testes são importantes, já que auxiliam as empresas a dar aos seus produtos uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, demonstrando sua durabilidade, estabilidade e segurança aos consumidores. É importante enfatizar que a qualificação do produto para sua liberação comercial, além de Teste Físico-Químico, ele deve passar também por Teste de Estabilidade e o Teste Microbiológico.

A FARMACON Jr realiza testes físico-químicos?

Se você deseja terceirizar uma empresa para realizar testes físico-químicos a Farmacon Jr pode te ajudar! Aqui realizamos todas as etapas necessárias para que o seu produto possa ser comercializado. Para saber mais entre em contato conosco clicando aqui.

Referência:

Gov.br 

Bvsms saúde 

Resposta técnica

Crq4

Faculdade de farmácia UFMG

Baktron

SGS Group

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!