Todo produto cosmético apresenta em sua formulação algum conservante, no intuito de evitar que colônias de bactérias se formem. Porém, a presença de água nos produtos somados às condições externas do ambiente, podem estimular a formação das mesmas. Para que a eficácia dos conservantes sejam comprovadas, todo cosmético, antes de ser lançado no mercado, deve passar pelo Teste Microbiológico e, opcionalmente, pelo Challenge Test. Confira a importância deles abaixo!

Teste Microbiológico

Segundo a resolução 481/1999 da ANVISA, todos os cosméticos devem estar dentro dos parâmetros de controle biológico estipulados. O Teste Microbiológico é responsável por determinar a contagem total de bactérias, a contagem de bolores e leveduras e a detecção de bactérias como as Gram Negativas Bile Tolerantes, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. 

Outros testes são obrigatórios pela ANVISA para que um cosmético possa entrar em circulação, como o Teste de Estabilidade Acelerada e Teste Físico Químico.

Quer saber mais sobre o Teste de Estabilidade Acelerada ? Clique aqui e conheça suas peculiaridades.

Challenge Test

Esse teste consiste em injetar propositalmente certas bactérias no produto objetivando verificar, periodicamente, se o conservante utilizado impediu ou não o crescimento das colônias.

As bactérias detectadas por ele são: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Aspergillus brasiliensis, Candida albicans.

Mas qual a diferença entre eles?

A diferença principal está no repertório de detecção de cada um deles. O Challenge Test verifica duas bactérias (Aspergillus brasiliensis e Candida albicans) que o Teste Microbiológico não abrange. Da mesma forma, o Microbiológico detecta uma bactéria que o Challenge não detecta (bactérias Gram Negativas Bile Tolerantes).

Além disso, o Teste Microbiológico é obrigatório para qualquer cosmético do território brasileiro. Já o Challenge Test não, sendo opcional para os produtos nacionais, mas obrigatório caso haja exportação para a Europa.

Quer saber todos os testes necessários para regulamentar o seu cosmético? Então entre em contato conosco clicando aqui!

Referência:

Cléber Barros

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!