Não é mais novidade encontrar diversas opções de cosméticos veganos ou com um perfil mais natural, características estas que passaram de diferencial para requisito principal de compra aos consumidores mais sustentáveis. Entretanto, para se destacar e comprovar sua qualidade, as marcas recorreram aos selos e certificados, os quais garantem ao cliente a segurança e a garantia ao optar por aquele  produto. Confira o post abaixo e conheça mais sobre os principais selos!

O que são selos?

Muito se tem discutido sobre como o perfil dos consumidores vem mudando nos últimos tempos, sendo crescente a busca por produtos mais naturais. Sejam por motivos de saúde ou de preservação do meio ambiente, essa tendência também atingiu os produtos cosméticos, visto sua popularidade. 

Porém, por ser uma demanda recente no mercado, regulamentações oficiais ainda não foram estabelecidas na maioria dos países, o que abriu brecha para que diversas marcas definissem seus produtos como naturais ou orgânicos, mas sem nenhum parâmetro de referência.

Para suprir essa necessidade, foram criados selos e certificados por parte de algumas organizações, a fim de garantir ao consumidor que o produto, de fato, apresenta os atributos de sustentabilidade. Assim, quando essas marcas cumprem com as especificações determinadas, podem então estampar os símbolos dessas corporações em seus rótulos e embalagens.

Outro tipo de certificação presente na categoria de produtos cosméticos são aquelas emitidas pela ANVISA para a regulamentação destes produtos. Para mais informações sobre elas, acesse essa outra postagem.

Porque ter um selo?

Com o crescimento do nicho de produtos mais ecológicos, muitas marcas acabaram se aproveitando do marketing verde sem de fato apresentar totalmente a sustentabilidade em seus produtos. Assim, muitas empresas passaram a adotar esse apelo para aumentar a comercialização dos cosméticos, de modo que os fabricantes que realmente prezam por essas características tenham que recorrer a outros artifícios para trazer essa credibilidades aos seus produtos.

Dessa forma, quando identificamos essas certificações nas embalagens, podemos associar o significado daquele selo com as características que o produtos cosmético apresenta, representando uma comunicação visual objetiva com o consumidor.

Como escolher o melhor selo para o seu produto?

Dentre as inúmeras opções disponíveis no mercado mundial, é importante ter em mente quais selos melhor traduzem os diferenciais que se deseja ressaltar no produto. 

O primeiro passo é conhecer a composição tanto da embalagem quanto da formulação do cosmético, já que existem opções de selos para embalagens sustentáveis e para produtos naturais ou orgânicos. Porém, para que seu produto esteja dentro das especificações requeridas pela instituição emissora, é necessário estar atento as porcentagens de ingredientes exigidas e também a origem destes componentes.

Além disso, ter muito bem estabelecido em quais países se deseja vender seu produto e qual o público alvo se objetiva atingir também são passos importantes para conhecer se determinado selo faz sentido ou não com a proposta oferecida pelo produto.

Confira a seguir alguns exemplos de selos e suas especificações:

Está na dúvida sobre a classificação de cosméticos orgânicos, veganos e naturais? Clique aqui  e entenda mais sobre!

Como conseguir um selo?

A maioria das instituições mencionadas possuem sites nos quais constam as orientações para a emissão de seus selos. Mas basicamente envolvem as etapas de inscrição em formulário, envio de documentos, pagamento de taxas e emissão. É importante ressaltar que algumas instituições já possuem representantes no Brasil, o que torna o processo um pouco mais simples.

Você utiliza produtos sustentáveis e tem interesse em desenvolver seu próprio cosmético? A Farmacon Jr pode te ajudar! Clique aqui e entre em contato conosco!

Referências:

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!