Para mantermos nossa pele saudável, precisamos ter alguns cuidados, e para fazer isso, nada melhor do que estabelecer uma rotina de skincare personalizada para você. Porém, você sabe como pode montar uma rotina de skincare? Ou não sabe por onde começar com tanta informação e produtos disponíveis? Para isso, é necessário desenvolver um passo a passo de cuidados focados no seu tipo de pele. Para te ajudar a entender melhor o assunto, reunimos algumas dicas para mostrar como aderir a esse hábito no dia-a-dia.

O que é skincare?

A skincare é um conjunto de práticas e rotinas com intuito de manter a saúde e uma boa aparência da pele. Para isso, diversos cuidados estão envolvidos, como limpeza, hidratação, proteção solar e tratamentos específicos. É essencial investir em produtos que possuem tratamentos e que passam por um controle científico para comprovação dos seus ingredientes e que estes realmente cumprem o que prometem para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare.

Conheça seu tipo de pele antes de começar a montar uma rotina de skincare

Antes de determinar uma rotina de skincare, é essencial identificar seu tipo de pele. Uma pele seca possui características de repuxamento, descamação e vermelhidão, podendo variar de uma pessoa para outra. A pele oleosa não apresenta áreas de desidratação, sendo mais propensa ao aparecimento de cravos e espinhas. A pele mista sente algumas áreas mais secas, com sinais de repuxamento e sendo mais desconfortáveis, outras são mais confortáveis, e a Zona T do rosto (testa, nariz e queixo) pode ter algum brilho.  Se a sua pele fica irritada facilmente, apresenta vermelhidão, coceira e sensação de queimação em resposta a certos produtos ou condições ambientais, é provável que você tenha pele sensível, a pele sensível pode ser seca ou oleosa, portanto, é importante observar outros sinais além da sensibilidade.

Como montar uma rotina adequada de skincare?

Após determinar seu tipo de pele, é importante saber que há quatro etapas básicas que não podem faltar em todos os cuidados com a pele: limpeza, esfoliação, hidratação e proteção solar. A limpeza remove as impurezas acumuladas ao longo do dia, enquanto a hidratação ajuda a manter a pele saudável e equilibrada. A esfoliação auxilia na renovação da camada superficial da pele e o uso de protetor solar é essencial para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, mesmo em dias nublados ou dentro de ambientes fechados.

LIMPEZA: O primeiro passo para uma rotina de skincare simples é a limpeza. Priorize limpadores feitos para seu tipo de pele, pois produto para limpeza para pele oleosa nem sempre é o mesmo indicado para pele seca, por exemplo. Assim, coloque o produto em suas mãos e leve-o até o rosto, fazendo movimentos circulares na pele. Lembre-se de enxaguar com água em abundância e retirar todo o produto.

ESFOLIAÇÃO: A esfoliação é o segundo passo da rotina de skincare. Ela deve ser realizada de uma a duas vezes por semana para retirar o acúmulo de células mortas da pele. Os produtos para rotina de skincare utilizados neste passo podem variar: há esfoliantes físicos, químicos e enzimáticos disponíveis no mercado. Então, escolha o ideal para sua pele. 

HIDRATAÇÃO: Em uma rotina de skincare, ao longo do dia é preciso incluir a hidratação. Há diversas opções de hidratantes faciais para diversos tipos de pele. Se você conta com a pele mais seca, a dica é escolher produtos mais densos, com maior poder de hidratação. Peles oleosas também precisam de produtos altamente hidratantes, mas com a textura mais leve e facilmente absorvidas pela pele, como cosméticos em gel.

PROTEÇÃO: A proteção da pele é o último passo da rotina de skincare, protegendo-a contra os efeitos nocivos dos raios solares. Afinal, eles são responsáveis pelo aumento dos radicais livres no organismo, que são agentes que aceleram o envelhecimento. É indicado passar o protetor solar por toda a pele e espalhar bem até a absorção total do produto. Lembre-se de reaplicar o produto durante ao longo do dia ou quando seu rosto entrar em contato com a água e o suor.

O que passar no rosto antes de dormir?

Antes de dormir, é importante preparar a pele para o descanso. Caso esteja usando maquiagem, é fundamental removê-la completamente e logo após lavar o rosto com um produto de limpeza suave, auxiliando na remover impurezas, poluentes e o excesso de óleo acumulados durante o dia. Depois da limpeza, aplique um tônico facial suave para equilibrar o pH da pele e prepará-la para a aplicação dos próximos produtos. Com os cuidados antes do sono, você permite que a pele se recupere e se renove durante a noite e esteja mais saudável e revitalizada pela manhã.

Como escolher os meus produtos de skincare?

É necessário verificar os rótulos e ler os ingredientes com atenção. Procure produtos que sejam livres de substâncias irritantes, como fragrâncias artificiais, corantes ou álcool. Opte por produtos com ingredientes benéficos para a sua pele, como ácido hialurônico, antioxidantes e vitaminas. Identifique quais são as suas principais preocupações em relação à pele (acne, reduzir rugas, clarear manchas ou ter uma hidratação intensa) e escolha produtos que abordem especificamente essas necessidades e ofereçam benefícios direcionados. Se você estiver com dúvidas sobre quais produtos escolher ou se tiver preocupações específicas com a pele, é altamente recomendado buscar a orientação de um dermatologista para avaliar a sua pele, recomendar produtos adequados e oferecer orientações personalizadas para atender às suas necessidades individuais.

Se interessou por nosso conteúdo? Venha conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços clicando aqui.

Referências:

Biossance 

DermaClub

Sallve

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!