Escolha uma Página

Produtos de qualidade, produtividade, captação de clientes, segurança do trabalho. Tudo isso só funciona em conjunto com um layout otimizado. Você sabe o que é um layout e qual a importância dele em uma empresa/estabelecimento? Confira mais sobre o assunto a seguir!

O que é o layout de uma empresa?

Ele consiste na organização de dispositivos, máquinas, móveis,  ferramentas e funcionários pelo ambiente de trabalho. A otimização do layout tem como objetivo evitar a perda de tempo, acidentes no serviço, demora no atendimento e muito mais. Há diversos estudos sobre o assunto, que revelam dados importantes: segundo o SEBRAE, com um layout inadequado cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

Qual a sua importância?

O layout vai além do aspecto estético. Esta organização de forma otimizada é capaz de aumentar a produtividade da equipe, facilitar os processos e tornar o ambiente de trabalho mais seguro e bem aproveitado. Portanto, um bom layout economiza recursos e tempo, auxilia na produtividade e ainda promove a segurança no trabalho.

Nesse sentido, o planejamento de um arranjo físico é recomendável a qualquer empresa, grande ou pequena. Na implantação de uma nova empresa, esse planejamento é imprescindível. O estudo do layout pode ser feito para: fábricas em gerais, farmácias, laboratórios, supermercados, entre outros.

Como saber se o layout da sua empresa precisa ser melhorado?

Diversos problemas são resultado de um layout ineficiente: fluxo interno confuso, demora na obtenção de informação, falhas de comunicação, atrasos excessivos no processo de produção, movimentação excessiva da matéria-prima, longas filas para o atendimento de clientes e dificuldade ao procurar algo no estoque/estabelecimento. Portanto, se sua empresa tem algum desses problemas, a reestruturação do layout muito provavelmente é necessária.

O layout da farmácia

Uma organização estratégica da sua farmácia é essencial para aumentar o fluxo de clientes de uma drogaria. Uma boa disposição de móveis e seções podem fazer o consumidor percorrer o local todo e assim, aumentar as chances de compras. A forma como os medicamentos e demais produtos são expostos, a iluminação, sinalização e até mesmo se o produto está no alto ou no baixo da prateleira são capazes de influenciar na decisão do cliente.

Além disso, colocar mercadorias e promoções localizadas perto de balanças, gôndolas e balcões, locais estes onde há a maior passagem de pessoas, pode induzir a chamada “compra por impulso”. E claro, lembre-se sempre de deixar o preço bem visível. Vale ressaltar uma atenção especial nesses locais de maior giro para não ter ruptura de estoque!

Para definir a melhor organização de uma empresa ou estabelecimento é necessário um estudo aprofundado de cada realidade. Ficou interessado? Acredita que sua empresa precise de um estudo de layout? Então entre em contato conosco!