Preparação de medicamentos, armazenamento, transporte… São inúmeras atividades que uma farmácia de manipulação precisa desempenhar diariamente. Pensando nisso, é fundamental que todos os funcionários sejam capacitados para realizar uma atividade com igual qualidade, segurança e eficácia. Você sabia que existem documentos que atuam como um passo a passo para realização de tarefas? Venha ler nosso texto abaixo para saber mais sobre os POPs! 

 

O que são os POPs?

Os POPs, ou Procedimentos Operacionais Padrão, são documentos que descrevem o passo a passo detalhado de como realizar um determinado processo ou procedimento. Eles servem para padronizar as atividades, de modo que qualquer pessoa seja capaz de realizá-la com qualidade e eficiência. 

Em uma farmácia de manipulação, os POPs são extremamente importantes, já que visam garantir a qualidade das preparações manipuladas e a segurança dos manipuladores. Isso possibilita a identificação de falhas e a implementação de medidas corretivas durante o processo.

Por que os POPs são tão importantes? 

Em uma farmácia de manipulação, é essencial que todo medicamento produzido seja entregue para o consumidor com qualidade, segurança e eficácia. Para isso, os fatores humanos, técnicos e de equipamentos, que podem prejudicar o insumo final de alguma forma, devem se tornar mínimos ou inexistentes. 

E é por isso que os POPs são tão importantes, pois garantem que os desvios da qualidade e problemas sejam identificados e controlados, visando uma futura eliminação. Além disso, também podemos citar como vantagens:

  • Orientação para novos funcionários, de modo que sejam capazes de desempenhar as atividades com eficiência;
  • Padronização das atividades, evitando que cada funcionário realize de forma diferente;
  • Redução de falhas e agilidade do processo;
  • Garantia da qualidade e segurança do medicamento final.

É válido ressaltar que os POPs são obrigatórios para as farmácias, sendo exigidos pela ANVISA. Também é necessário a realização de revisões periódicas, para fins de atualização ou correção.

Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF)

O Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF), consiste em um documento indispensável para a farmácia de manipulação. Acompanhado dos POPs, o BPMF estabelece guias para todas operações da farmácia,  determinando políticas éticas, técnicas e operacionais. 

Além disso, o BPMF é um documento exigido pela legislação vigente, portanto, toda farmácia autorizada a prestar serviços deve possuir seu Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, além dos POPs. 

 

Sua farmácia está precisando de novos POPs ou de atualização? Entre em contato conosco!

Referências 

Guia Prático do Farmacêutico Magistral (CFF)

Mectria

Pharmaceutical

RockContent

 

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!