Dentre os tipos de pele existentes, tem-se que a pele oleosa é mais frequente na população brasileira, e a fim de garantir a saúde desta, são necessários cuidados específicos, para assim obter uma pele com brilho, luminosidade e textura uniforme. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais!

O que é uma pele oleosa?

Peles oleosas são resultado da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, e por conta disso tem-se mais chances do desenvolvimento de acne, como espinhas e cravos. Este tipo de pele caracteriza-se por demonstrar aspecto brilhante na denominada “zona T” do rosto, isto é, na região da testa e do nariz, além de apresentar poros mais dilatados e pele mais espessa.

Esta maior produção de sebo, pode ser resultado de fatores hormonais, isto é, em períodos como a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa, no caso de mulheres, são observados desequilíbrios em hormônios, o que pode causar a pele oleosa. Além disso, a própria alimentação rica em gorduras trans e carboidratos processados, bem como um clima mais quente e úmido, e fatores genéticos, também podem ser aspectos responsáveis por levar à pele oleosa. Ademais, vale mencionar que produtos cosméticos, limpeza excessiva do rosto, e uso de determinados medicamentos, podem levar à desidratação da pele, e para compensar isso, essa irá realizar uma maior produção de oleosidade.

Quais as principais etapas para o cuidado da pele oleosa?

Visando obter uma pele com aspecto saudável, e diminuir a oleosidade capaz de levar ao desenvolvimento de acne, é possível adotar uma rotina de cuidados com a pele. Dentre as principais etapas que devem ser incluídas nessa rotina, pode-se citar:

Pré-limpeza: Pela manhã é necessário apenas realizar a limpeza da pele, no entanto, no caso do uso de maquiagem durante o dia, nos cuidados da pele à noite, deve-se realizar a pré-limpeza por meio de produtos demaquilantes.

Limpeza: A fim de remover impurezas, desentupir os poros, e controlar a produção excessiva da oleosidade, é necessário utilizar sabonetes apropriados para pele oleosa. Vale ressaltar que uma limpeza excessiva com produtos agressivos, podem ocasionar desequilíbrios na barreira cutânea, e com isso agravar a produção de sebo, logo, é importante realizar uma limpeza profunda, porém ao mesmo tempo delicada e não abrasiva.

Tonificação: O uso de tônicos faciais é importante para complementar a limpeza da pele, de modo que de acordo com os componentes presentes na formulação destes, esses são capazes de auxiliar na desobstrução dos poros, bem como na diminuição do excesso de sebo.

Esfoliação: O emprego de esfoliantes permite que sejam removidos acúmulos de células mortas, bem como do óleo em excesso que obstruem os poros. No entanto, é importante ressaltar que devem ser evitados esfoliantes caseiros e a esfoliação em excesso, pois também podem levar à desequilíbrios na barreira cutânea.

Hidratação: Frequentemente os conceitos de pele oleosa e hidratada podem ser confundidos, e com isso tem-se um receio de indivíduos de pele oleosa em utilizar hidratantes. No entanto, a hidratação é uma etapa indispensável principalmente para este tipo de pele, pois a falta da hidratação pode levar ao aumento da produção de óleo, como forma de compensar esse desequilíbrio. Portanto, é importante o uso de hidratantes, porém que sejam específicos para a pele oleosa, de forma que sejam não comedogênicos. Saiba mais sobre esse conceito clicando aqui.

O que evitar quando se tem uma pele oleosa?

Quando se tem uma pele oleosa é importante evitar hábitos que possam ocasionar danos à barreira cutânea da pele, justamente para evitar que haja uma produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas. Nesse sentido, dentre atitudes capazes de ocasionar tais danos, que devem ser evitadas, pode-se citar: Espremer espinhas, banhos com água muito quente, consumo frequente de alimentos com alto índice glicêmico, bem como a não utilização de protetor solar. 

Quero desenvolver minha própria linha de cosméticos para pele oleosa, o que faço?

Se você se interessou em desenvolver produtos cosméticos, que sejam especializados para cuidar de uma pele oleosa, a Farmacon Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco clicando aqui.

Referências:

ADCOS Dermocosméticos

Sallve

La Roche Posay

Beleza na Web

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Olá! Clique aqui para entrar em contato com nossa assessora!