A pele mista não é inteiramente oleosa e nem inteiramente seca. Assim, ela requer cuidados específicos que permitam um equilíbrio entre a oleosidade e o ressecamento. Quer saber quais? Continue lendo!

O que é a pele mista?


A pele mista possui como principal característica o fato de não ser inteiramente seca e nem oleosa. Ela possui focos de oleosidade, sobretudo na zona T do rosto, ou seja, testa nariz e queixo, enquanto as demais áreas possuem maior grau de ressecamento, podendo apresentar descamação, rugas e perda de elasticidade.

Principais problemas com a pele mista

A oleosidade faz com que a pele tenha maior tendência acneica. Assim, dado que a pele mista possui em algumas regiões do rosto maior produção de sebo, pessoas que possuem esse tipo de pele podem sofrer com o surgimento de cravos e espinhas nesses locais. Além disso, as regiões mais secas do rosto podem apresentar uma falta de hidratação da pele, gerando um ressecamento excessivo.

Rotina de cuidados com a pele mista

Limpeza

A limpeza é de suma importância para garantir a eliminação de impurezas da pele, independente do tipo desta. Ainda, tal ação também é benéfica para peles mistas pois impede que os poros fiquem entupidos ou aumentem a oleosidade. Entretanto, é importante se atentar ao tipo do sabonete, priorizando o uso de sabonetes leves, para não aumentar o ressecamento da pele.

Hidratação

Apesar da pele mista apresentar focos de oleosidade, ela também deve ser hidratada. Desse modo, a hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados com esse tipo de pele, mas se possível, opte por uma formulação em gel, por esta fornecer uma hidratação suave

Filtro Solar

É imprescindível o uso de filtro solar, em qualquer tipo de pele, para garantir a proteção contra raios ultravioletas. Para peles mistas, é interessante o uso de protetores solares “oil free”, ou seja, livre de óleo, e com textura gel-creme, para garantir a hidratação sem o aumento da oleosidade.

Remover a maquiagem

O acúmulo de produtos na pele permite o aumento da produção de sebo, agravando o seu grau de oleosidade. Assim, é necessário remover a maquiagem com demaquilante ou água micelar antes de dormir para garantir que a pele esteja limpa.

Esfoliação 

A esfoliação permite a remoção de células mortas e impurezas da pele e desobstrui poros. Para peles mistas, é interessante que tal cuidado seja realizado nas partes secas e oleosas em dias distintos, com espaços de tempos diferentes em cada área. Em regiões oleosas, opte pela esfoliação semanal, enquanto para as regiões secas, opte pela esfoliação a cada quinze dias.

Quero desenvolver produtos para pele mista, o que eu faço?

A Farmacon Jr realiza os serviços de produção e desenvolvimento de cosméticos. Se você tem interesse em desenvolver algum tipo de cosméticos, como para peles oleosas, entre em contato conosco clicando aqui https://farmaconjr.com/contato/.

Referências

Dermaclub  

L’Oréal Paris