Escolha uma Página

Os farmacêuticos são profissionais de tradição milenar e sucessores dos boticários. Se trata de um profissional da saúde, muito presente em farmácias e com um papel fundamental para a sociedade. Não conhece as diferentes áreas de atuação do farmacêutico nem compreende sua importância na farmácia? Então confira aqui o papel desse profissional e entenda sua importância para a realidade que vivemos!

O farmacêutico na farmácia

É muito comum que o farmacêutico esteja associado à seguinte imagem: o profissional atrás do balcão da farmácia, lendo receitas e entregando medicamentos. Talvez seja porquê os farmacêuticos de farmácias são os últimos profissionais da saúde a manter contato direto com os pacientes.

Nas farmácias, eles cumprem um papel muito importante de orientar a população. Diversos medicamentos pode desencadear gravíssimas reações indesejadas, e a orientação farmacêutica evita ou diminui os riscos advindos dessas reações.

Entretanto, a função do farmacêutico vai além de apenas entregar os medicamentos. Além de orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos, os farmacêuticos prestam outros serviços diretamente à população: verificação da pressão arterial; aferição de taxas de glicose e de gordura no sangue (colesterol etc.); aconselhamentos aos portadores de doenças, como diabetes, hipertensão arterial e outras. Esses serviços são prestados sem burocracia, sem fila e sem agendamento. Sendo assim, mostram o quanto o papel do farmacêutico é indispensável na sociedade, agilizando e facilitando vários procedimentos.

O papel do farmacêutico na sociedade

Análises Laboratoriais

Apesar da sua importante atuação em farmácias, o papel desse profissional vai muito além: existem 10 linhas de atuação e 135 especialidades, sendo algumas delas:

  • Cosmetologia: o farmacêutico pode atuar desde a pesquisa, até o desenvolvimento, à elaboração, à comercialização e à aplicação de produtos cosméticos;
  • Indústria farmacêutica: esses profissionais são responsáveis por diversos processos: o controle de qualidade de medicamentos; supervisão do transporte dos componentes produzidos; conferência das matérias-primas recebidas; realização de pesquisas para o desenvolvimento de novos fármacos.
  • Perícia criminal: após amostras biológicas (como sangue, sêmen e saliva) serem coletadas na cena do crime, o farmacêutico realiza diversas análises laboratoriais desses materiais. O farmacêutico contribui fornecendo resultados dessas análises, que auxiliam na comprovação o crime e identificação das pessoas relacionadas à ele.
  • Área de alimentos: o profissional pode participar do desenvolvimento de métodos para obtenção de alimentos. Também atua na realização de análises toxicológicas, microbiológicas e físico-químicas, das matérias-primas e do produto final.

Sendo assim, esses são apenas alguns exemplos, dentre muitos outros, que ilustram a diversidade de atuação do farmacêutico.

O farmacêutico do futuro

Em meio a tantas áreas de atuação, surge então a pergunta: quais são as expectativas para a profissão farmacêutica?

Nos últimos anos, com a conquista de leis que ampliam o papel do farmacêutico no cuidado da saúde populacional, a grade curricular dos cursos de ensino superior vem sofrendo mudanças importantes. Logo, elas prezam uma formação mais humanizada do farmacêutico, visando a implementação da Farmácia Clínica, com foco na atenção farmacêutica.

A atenção farmacêutica prevê que os serviços profissionais devem estar focados no paciente e o medicamento passa a ser um instrumento utilizado em benefício do mesmo. Sendo assim o farmacêutico é responsável por fornecer informações que promovam o uso correto do medicamento e a melhora na qualidade de vida do paciente.

Nesse sentido, vêm sendo implementados também os consultórios farmacêuticos. Nesses espaços – que geralmente ficam nas próprias farmácias – os pacientes recebem diversas orientações e informações. Alguns exemplos são: avaliações do uso de medicamentos, informações sobre efeitos colaterais, interações medicamentosas e também a orientação do que esperar do tratamento. 

Portanto, a profissão farmacêutica dispõe de uma grande diversidade de áreas de atuação, fazendo com que o farmacêutico seja assim muito importante em diversos setores da sociedade. 

Gostou do assunto? Quer implementar a atenção farmacêutica em sua farmácia? Então entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso serviço de Consultoria Farmacêutica!