Em vista da grande variedade de produtos cosméticos disponíveis atualmente no mercado, a embalagem apresenta um papel importante quando se trata da experiência do cliente e garantia da qualidade destes produtos. Nota-se uma crescente preocupação com a composição química das embalagens, visto que as substâncias utilizadas na sua produção podem interferir no produto final. É nesse contexto que surgem os cosméticos BPA free, isto é, cosméticos cujas embalagens são livres de BPA. Entenda agora o que é o BPA e sua relação com a indústria cosmética!

O que é BPA?

O BPA ou Bisfenol A é um composto petroquímico e tóxico, utilizado para dar mais maleabilidade aos plásticos. Sendo assim, sua aplicação se dá na confecção de inúmeras embalagens, tais como de cosméticos, mamadeiras, garrafas de água mineral, recipientes para alimentos, entre outros.

Quais as alegações de malefícios do uso de BPA nas embalagens?

Há quem defenda os danos do bisfenol e há quem garanta que nada foi comprovado contra ele. Nesse contexto, existem profissionais que afirmam que a quantidade migrante da substância do plástico para os produtos é mínima, e que, além disso, não há estudos suficientes para comprovar seus efeitos na saúde humana.
No entanto, muitos especialistas acreditam que o BPA se comporta como um hormônio estranho no corpo, imitando a ação do estrógeno natural e causando desequilíbrio no sistema hormonal. Esse desequilíbrio é responsável por acarretar diversos problemas. São estes: aborto, distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, doenças cardíacas, problemas neurológicos, entre outros.
Nesse contexto, o uso da substância é proibido em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns estados norte-americanos. Já no Brasil, o seu uso na maioria dos produtos é ainda autorizado.

O que são os cosméticos BPA free?

Atualmente a demanda pelos cosméticos armazenados em embalagens que não contenham BPA em sua composição já é algo frequente para as indústrias de cosméticos. Apesar das incertezas em relação aos efeitos do BPA, há grande preocupação em relação à utilização desta substância nas embalagens, uma vez que há relatos de prejuízos à saúde dos indivíduos.

Como identificar os cosméticos BPA free?

Para identificar produtos cosméticos livres de BPA ou bisfenol A basta observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico. Logo, quando presentes, esses números indicam que o material da embalagem apresenta essa substância em sua constituição.
Há também a presença do selo BPA FREE (livre de Bisfenol A), o qual foi criado para garantir que o consumidor esteja adquirindo um produto cuja embalagem é livre dessa substância.

Quer saber mais sobre o nosso serviço de planejamento e desenvolvimento de cosméticos? Entre em contato conosco, clicando aqui!