Escolha uma Página

Quando se fala em protetor solar, uma das primeiras associações que fazemos é de que quanto maior seu FPS, maior seu poder de proteção. Entretanto, essa afirmação não é verdade. Confira agora nesse conteúdo que preparamos para você o que é de fato o FPS e cuidados sobre o uso do protetor solar!

O que é um protetor solar?

O protetor solar é a substância capaz de proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol. Esse danos podem ser visíveis, como o envelhecimento precoce da pele. Ou ainda, não-visíveis, como o próprio câncer de pele.O protetor solar pode ter tanta origem química quanto física.

Os protetores químicos são feito a partir de moléculas que penetram a pele enquanto os físicos formam um filme na pele, não havendo a penetração. Ambos são formas eficientes de combater a ação dos raios UV, tanto UVA quanto UVB.

O que é o FPS?

A famosa sigla que sempre aparece em protetor solar significa o “Fator de Proteção Solar”. Portanto, o número que sempre aparece na sequência dessa sigla diz respeito ao quanto o produto está te protegendo contra os raios solares. A determinação desse fator vem de vários testes de certificação, porém de forma simples esse fator vem da comparação do tempo de início ao dano a pele enquanto protegida versus ao tempo de início enquanto desprotegida.

Qual a importância dos diferente números de FPS?

Quando realiza a compra, o consumidor sempre se questiona qual é a diferença entre comprar um protetor com FPS 15 ou 30. Esses diferentes FPS fornecem diferentes tempos de proteção. Para saber quanto a proteção durará deve realizar a multiplicação do FPS por 10 (tempo estimado até começar o dano à pele pelo sol). Por exemplo, multiplicando um FPS 15 por 10, a proteção seria de 2 horas e meia (150 minutos).

Cuidados ao usar protetor solar

Porém, vale ressaltar que a proteção oferecida pelo FPS tende a diminuir conforme o tempo vai passando, especialmente se a pele entrar em contato com água ou areia. Dessa forma, a reaplicação do protetor deve acontecer com frequência.

Outro cuidado importante a ser tomado relaciona-se com a absorção do produto. Após a aplicação, o protetor solar demora de 20 a 30 minutos para ser absorvido pela pele, e então começar a fazer efeito. Sendo assim, é necessário passar pelo menos 20 minutos antes de entrar em contato com o sol. Caso contrário, por mais que o produto já esteja na sua pele, ele não estará protegendo dos raios solares.

Gostou do nosso conteúdo? Ficou alguma dúvida sobre este assunto ou sobre algum outro relacionado à área farmacêutica? Entre em contato conosco clicando aqui!

Fontes

https://minutosaudavel.com.br/guia-do-protetor-solar-fps/