Quando se fala em suplementos alimentares, muitas vezes nos vêm à mente sua associação com atletas de alta performance. Contudo, tanto os suplementos alimentares como os produtos nutracêuticos podem trazer benefícios a qualquer pessoa. O anseio que muitos apresentam por ter uma alimentação saudável nem sempre é suficiente para proporcionar ao organismo o que ele precisa e, é justamente em casos assim, que o seu consumo pode se fazer necessário. Venha conhecer um pouco mais sobre a diferença entre ambos e seus benefícios!

O que são nutracêuticos?

De acordo com o IBOPE, no Brasil, 29,2 milhões de pessoas se declaram vegetarianas, o que aumenta a demanda por uma alimentação suplementada por proteínas e vitaminas. Sendo assim, por causa desses e outros fatores, muitas pessoas visam o enriquecimento da sua dieta com o que chamamos de alimentos nutracêuticos.

Nutracêuticos são macro ou micronutrientes que têm efeito fisiológico específico se ingerido acima das doses diárias recomendadas. Além de sua função primordial de nutrir, possuem também características específicas, as quais contribuem para a redução do risco de doenças.

Benefícios dos nutracêuticos

Os benefícios dos nutracêuticos se encontram presentes em hábitos alimentares e na ação de vitaminas, minerais e biomoléculas. As vitaminas E e C e o mineral zinco, por exemplo, possuem atividade antioxidante e geram benefícios sobre o sistema imunológico. A inulina e alguns oligossacarídeos promovem maior saciedade, ajudando no controle da diabetes. Já alguns peptídeos do leite possuem relação com a redução de peso corporal e no controle da pressão arterial. 

Mas os nutracêuticos também apresentam benefícios relacionados a finalidades estéticas. O selênio auxilia a amenizar os danos causados pelos raios UV, enquanto o ômega 3 ajuda a estimular a produção de colágeno. Já os polifenóis, glicosinolatos e carotenóides, encontrados em frutas e vegetais folhosos, demonstraram possuir atividade antioxidante.

Dessa forma, se comparados aos medicamentos tradicionais, os nutracêuticos têm efeito colateral extremamente reduzido. Mas vale reforçar que a utilização de doses concentradas ou isoladas desses nutrientes requer o acompanhamento de um profissional da saúde. Afinal, da mesma forma que a deficiência de nutrientes pode ser prejudicial, doses excessivas deles também podem representar perigo. 

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos por todas as vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos (multivitamínicos) ou podem conter apenas determinados componentes (creatina, por exemplo).

Suplementos têm se tornado uma forma prática de obtenção de proteínas e carboidratos ao longo do dia. Os atletas, por exemplo, que necessitam ingerir combinações de proteína e carboidratos nos intervalos das principais refeições do dia, optam por fazer o consumo de suplementos para melhorar a performance e ganhar massa muscular.

Eles servem para complementar uma alimentação saudável e não como forma de substituição da mesma, sendo consumidos sob indicação de um médico ou nutricionista. É válido ressaltar que o seu consumo em excesso pode prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer, por isso o acompanhamento profissional é importante.

Benefícios dos suplementos alimentares

Além da melhora do desempenho de atletas, os suplementos alimentares auxiliam na recuperação muscular, reduzem dores musculares tardias após exercícios intensos, contribuem para o ganho de massa muscular, colaboram com a absorção da quantidade mínima de nutrientes por idosos, dentre outros. 

Tipos de suplementos alimentares

  • Hipercalórico: contribui para ganhar peso
  • Proteico: contribui para o ganho de massa muscular
  • Termogênico: atua no emagrecimento
  • Antioxidante: atua contra o envelhecimento
  • Hormonal: atua na regularização o sistema hormonal

Gostou do conteúdo? Ficou alguma dúvida? Então não hesite em nos contatar! Envie sua mensagem clicando aqui.

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos e promoções exclusivas?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!