Atualmente, muito se é falado sobre o colágeno, e inúmeros cosméticos, dietas e suplementos alimentares prometem resultados estéticos milagrosos através do seu uso. Assim, muito se discute acerca desse tema, tornando-se difícil separar o marketing da verdade. Dessa forma, nós da Farmacon Jr, apresentamos uma coletânea de mitos e verdades sobre o esse assunto. Quer saber mais? Continue lendo nossa matéria!

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína fibrosa essencial para manter o corpo saudável, encontrada nos tecidos conjuntivos, estando presente em locais como pele (atribuindo qualidades como elasticidade e força), tendões e ossos. Dessa forma, essa estrutura está presente em 25% a 30% das proteínas no corpo, e se difere em vários tipos. Assim, esses tipos são diferenciados em relação a sua composição, morfologia e origem. 

Entretanto, de modo geral, essa proteína apresenta importante função estrutural, sendo necessário para acomodar as células do corpo corretamente, sendo vital para o bom desenvolvimento dos órgãos.

Existem tipos diferentes?

Verdadeiro! Existem mais de 20 tipos de colágeno presentes no corpo humano. Mas, de modo a exemplificar o papel diverso dessa proteína, trouxemos dois exemplos:

Tipo 1: Forma fibras largas e está presente em quase todos os tecidos conjuntivos, como nos ossos, na pele, nos tendões e ligamentos, nas paredes vasculares, no fígado, nos olhos e entre outros tecidos. Constitui cerca de 90% dos tipos de colágeno.

Tipo 2: Constitui fibras finas e é encontrado especialmente em cartilagens (80-90% da matriz da cartilagem), nos discos intervertebrais e também nos olhos. 

O colágeno diminui no organismo com o tempo? 

Verdadeiro! Conforme envelhecemos, mais especificamente a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma diminuição na produção dessa proteína, mas outros agentes como tabagismo, estresse e excesso de exposição ao sol podem fazer com que esse desgaste seja acelerado no organismo. Assim, até mesmo uma má alimentação faz com que a diminuição do colágeno ocorra, pois aminoácidos, minerais, antioxidantes e vitaminas são de extrema importância na sua produção.

Cremes de uso tópico com colágeno funcionam? 

Mito! Isso se dá pelo fato de que essa proteína possui estrutura molecular demasiadamente grande para ser absorvida pela pele, logo, seu uso tópico não apresenta benefícios cientificamente comprovados. 

Para a pele, a melhor opção para uma boa saúde e para retardar o envelhecimento são os protetores solares, pois como dito anteriormente, a exposição à radiação solar comprovadamente danifica o colágeno já existente. 

 

Suplementos alimentares de colágeno funcionam? 

Parcialmente! Pois apesar de existirem evidências à favor do seu uso como suplemento oral, não há provas de que isso seja mais efetivo do que simplesmente aumentar a proteína na dieta. Isso ocorre pois o colágeno será quebrado em aminoácidos no trato digestivo e redirecionado para aquelas áreas que cada corpo sentir a necessidade, podendo ir para a área de interesse, ou não, tudo depende do organismo de cada um. Logo, tomar um suplemento com esse composto não fará diferença alguma em relação a uma dieta saudável, pois este será quebrado e digerido como qualquer outro alimento. 

Importante: Ressaltamos que a informação apresentada é válida para casos de uso voluntário de colágeno e não para casos de orientação médica.

  

Afinal, devemos nos preocupar com a sua quantidade em nosso corpo? 

Sim! Como dito anteriormente, o colágeno é uma proteína de suma importância, não apenas para meios estéticos, mas também para um funcionamento bom e saudável do nosso organismo. Entretanto, existem muitos meios de conseguir manter uma boa produção e preservá-lo, simplesmente através de uma alimentação saudável e completa em nutrientes, assim como um cuidado com o nosso corpo em geral. Portanto, deve-se tomar muito cuidado para filtrar informações válidas e com embasamento científico, ausentes do marketing voltado ao lucro pessoal. 

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre essa proteína? Entre em contato conosco clicando aqui e tire as suas dúvidas!

Referências:

O Mito do Colágeno

Colágeno funciona?

A Matriz Extracelular – UFRJ

O que é colágeno, para que serve e porque é importante?

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!