Escolha uma Página

O mercado de cosméticos está cada vez mais competitivo. Portanto, a confiabilidade do produto e a garantia de sua segurança através do controle microbiológico são de extrema importância e podem alavancar as vendas de seu negócio. Confira agora a importância e aplicações das análises microbiológicas!

Análise de Microrganismos em Cosméticos

Os produtos cosméticos estão sujeitos a contaminação por bactérias e fungos causadores de doenças, conhecidos como microrganismos patogênicos, durante a produção e no seu armazenamento. Esses microorganismos podem causar infecção ou produzir substâncias tóxicas para a saúde. 

Dessa forma, a contaminação microbiana pode trazer diversos problemas para o produto. Características funcionais do produto (alteração do ativo), visuais e sensoriais podem ser alteradas (aspectos físicas, cor, odor). 

Porque fazer uma análise microbiológica?

Existem certas bactérias, que segundo a ANVISA, não podem estar presentes em produtos cosméticos. Sendo assim, é a análise microbiológica irá garantir a segurança e a qualidade do produto. Através da análise identifica-se e quantifica-se a carga microbiana, além de comprovar a ausência de microrganismos patogênicos (causadores de doenças).

Assim, pode-se assegurar que o cosmético está seguindo os parâmetros estabelecidos pela ANVISA tendo a garantia da qualidade estabelecida pela legislação brasileira de Boas Práticas de Fabricação e a Análise Microbiológica em Cosméticos e a Resolução RDC nº 481/99.

Efeitos de um cosmético contaminado

A contaminação dos cosméticos é prejudicial ao consumidor, podendo causar alergias e irritações ao usuário. Além disso, pode influenciar na estabilidade do produto, podendo levar até a sua deterioração. O controle microbiológico garante sua confiabilidade durante seu prazo de validade, confirmando que não causará uma reação no consumidor.

Os benefícios são para ambas as partes: tanto para o consumidor como para quem produz os cosméticos. Com a análise microbiológica, tem-se um produto seguro e confiável, de acordo com a legislação e que não causa prejuízos ao consumidor.

Ficou interessado? Possui um produto cosmético e precisa realizar seu controle microbiológico? Então entre em contato conosco agora!

 

Fontes

https://www.venturoanalises.com.br/analise-microbiologica