Atualmente, a preocupação ambiental tem trazido diversas mudanças no posicionamento do mercado assim como para seus produtos de consumo. Nesse contexto, os desodorantes sólidos naturais surgem com a proposta de formulações menos artificiais e que geram menos resíduos para o meio ambiente. Quer saber mais sobre esses desodorantes? Então, venha conferir o conteúdo que preparamos para você!

O que são os desodorantes sólidos naturais?

Os desodorantes naturais apresentam formulações mais leves, as quais são compostas de ativos como óleos essenciais e extratos vegetais, de forma que objetivam combater o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural da pele.

Já os desodorantes naturais, mas na sua forma sólida (em barra, por exemplo), além de agregarem os benefícios dos ativos naturais à pele, contribuem para o meio ambiente por apresentar uma formulação menos agressiva.

Quais suas vantagens?

  • Não impede o processo de transpiração

Uma das vantagens que se destaca no uso dos desodorantes naturais é que eles não impedem a transpiração da pele. De acordo com a dermatologista Patrícia Silveira, “A transpiração é uma ação fisiológica que elimina toxinas; portanto, é benéfica”. Sendo assim, os extratos não impedem esse processo, mas controlam a proliferação de bactérias nas axilas que promovem o mau odor.

  • Não causam irritações

De acordo com a Renata Pagliarussi da marca Lush, os antitranspirantes que têm em sua formulação componentes artificiais podem causar irritações nas glândulas sudoríparas e dermatites. Além disso, esse tipo de produto também pode gerar obstrução dos poros e ductos das glândulas sudoríparas. Dessa forma, muitas pessoas não toleram o seu uso e os desodorantes naturais, por sua vez, têm como vantagem impedir que essas reações adversas ocorram, sendo uma alternativa aos demais.

  • Facilidade de uso

O produto sólido é bastante prático para carregar em viagens e até mesmo nas rotina corrida do dia a dia, já que não há possibilidade de extravasar conteúdo e estragar o material da bolsa ou mochila que o carrega.

  • Apresenta propriedades hidratantes

Comparados aos desodorantes líquidos ou em spray, aqueles apresentados na forma sólida têm maior poder de hidratação, deixando a pele mais macia e com menos irritações.

  • Toque mais seco

É um diferencial do produto, pois não deixa a sensação de pele úmida.

  • Uso de embalagens recicláveis ou reutilizáveis

É uma das vantagens que se destaca no uso de desodorantes sólidos naturais, pois além de apresentarem compostos naturais menos agressivos ao organismo, também podem ser mais sustentáveis, de forma a não deixar resíduos no meio ambiente. Sendo assim, esses produtos podem apresentar 3 tipos de embalagens: recicláveis, reutilizáveis (como o vidro, por exemplo) e, por último, aquelas compostas de papel ou outros materiais que possuem menor impacto ambiental que o plástico.

  • Maior rendimento do produto

Por se apresentar na forma sólida, não há desperdício do desodorante, logo apresenta um alto rendimento de uso, podendo ser aproveitado ao máximo.

  • Suas formulações não contêm água

A estratégia dos desodorantes sólidos é ainda menos agressiva ao meio ambiente, pois não necessita do uso de água em sua composição. Além disso, o produto é um concentrado de componentes nutritivos não diluídos em água.

Quais os extratos mais utilizados para essa finalidade?

Os extratos mais comuns utilizados nas formulações dos desodorantes naturais são:

  • Aloe vera, lavanda, capim-limão, copaíba e melaleuca: todos esses componentes têm ação antibacteriana e antifúngica, impedindo a proliferação de fungos e bactérias.
  • Camomila: é muito utilizada devido ao seu efeito calmante, muito indicado para peles que tenham tendência para reações alérgicas de hipersensibilidade, reduzindo o risco de ocorrência desses eventos.
  • Sálvia: apresenta inúmeros benefícios, dentre os quais se destacam as ações antisséptica e neutralizadora de maus odores.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Referências:

https://claudia.abril.com.br/beleza/desodorante-natural-e-alternativa-amiga-do-meio-ambiente/

Porque usar desodorante sólido (ou desodorante em barra)?

https://www.uol.com.br/universa/listas/desodorantes-naturais-descubra-os-beneficios-e-aprenda-a-fazer-em-casa.htm

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!