Escolha uma Página

A depilação é um procedimento estético comumente realizado no Brasil e no mundo, que vem ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado de Higiene e Beleza. Conheça os diversos métodos e os cuidados necessários para realizar a depilação, assim como as oportunidades que este ramo pode trazer para os próximos anos.

O que é a depilação?

É um processo para eliminação de pelos, que pode ser realizada por meio de diferentes técnicas. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do método pode ser feita baseada em vários fatores, como o tipo de pele, preço que se está disposto a pagar, entre outros.

Por que investir no mercado de depilação no Brasil?

A crescente preocupação com o corpo, o bem-estar e a autoestima está intimamente ligada ao crescimento do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Diversos estudos retratam como vem se tornando cada vez mais presente o cuidado com a beleza, até mesmo entre os homens.

Um estudo da Euromonitor International apontou que 43% dos brasileiros se consideram supervaidosos e 54% deles frequentam regularmente salões de beleza ou barbearias. Os cálculos são de que o mercado brasileiro masculino de cuidados pessoais passe de US$ 6,7 bilhões até 2019. Com isso, o país deve se tornar o maior mercado desse setor no mundo.

De acordo com um levantamento feito pela ABIHPEC e o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo. Atualmente, o país representa cerca de 8,9% do mercado mundial de estética, e até o ano de 2020 esse índice deve chegar a 14,3%. A indústria de higiene e beleza chegou, inclusive, a crescer mais do que a própria economia do país, segundo dados divulgados pela Veja.

Nesse contexto, está o ramo de depilação, que representa uma grande oportunidade de investimento no cenário atual. Há diversos tipos de depilação, cada um com suas respectivas vantagens e desvantagens.

Conheça os diferentes tipos de depilação

Depilação por lâmina

É o método menos agressivo, pois corta os pelos e não causa dor, desde que a técnica seja feita da forma correta. A duração após o processo de remoção é de 2 a 3 dias. Assim sendo, é uma prática fácil e de baixo custo, porém precisa ser repetida com frequência. Outra desvantagem desse método é tornar a pele mais suscetível a alergias e irritações.

Depilação por aparelho elétrico

Por arrancar os fios pela raiz, esse tipo de depilação pode durar cerca de 20 dias, sendo um método fácil e prático, podendo ser feito em casa. Apesar de sua eficiência, o processo é doloroso e os pelos podem ser apenas quebrados dependendo do manuseio do aparelho.

Depilação por creme

Possuem quase o mesmo efeito das lâminas, pois dissolvem o pelo e não eliminam a raiz, sendo menos agressivo para a pele. Entretanto, os cremes depilatórios possuem cheiro forte devido aos seus componentes, o que pode causar desconforto durante o uso. A duração após o processo de remoção é de 3 a 5 dias.

Depilação por cera

É um método que remove os pelos pela raiz, e ambas as depilações (com cera quente ou fria) têm durabilidade entre 20 e 30 dias, mas necessitam que os pelos estejam longos para sua remoção. O uso contínuo pode enfraquecer os pelos e fazer com que eles demorem mais para crescer, o que pode ser visto como uma vantagem.

O processo com cera quente causa menos dor e a pele fica mais lisa e macia, enquanto que a cera fria é uma opção para pessoas com sensibilidade ao calor ou com vasos dilatados. Uma desvantagem desse método é que pode causar foliculite (inflamação do folículo piloso), sendo também doloroso e demorado.

Depilação com linha

É mais demorada se comparada aos métodos anteriores, e apresenta um custo mais elevado, pois exige o conhecimento da técnica para sua execução correta. Como vantagem, apresenta uma duração longa (20 a 30 dias) e é isenta de substâncias químicas, protegendo a pele de possíveis irritações. Apesar disso, é uma prática dolorosa.

Depilação progressiva (fotodepilação, laser e depilação robótica)

Consiste na eliminação definitiva dos pelos após as sessões recomendadas, podendo remover 80% ou mais dos pelos dependendo da prática. É um procedimento com custo mais elevado, necessita de várias sessões para que o efeito desejado seja alcançado. Os dois primeiros são contraindicados para peles negras, morenas e bronzeadas, por serem de risco para o aparecimento de manchas esbranquiçadas.

Quais cuidados devem ser tomados pré e pós a depilação?

  • A esfoliação é recomendável, 3 dias antes, para a renovação da pele e para diminuir a incidência de pelos encravados
  • A pele deve estar limpa antes da depilação, inclusive desprovida de cremes e óleos
  • Evitar exposição ao sol antes e depois da depilação auxilia a prevenir manchas
  • O uso de gel após a prática ajuda na prevenção contra o aparecimento de sinais desagradáveis e para suavizar a região onde a mesma foi feita
  • Loções a base de álcool são contraindicadas, pois a pele deve permanecer seca para que a depilação seja eficaz
  • Mulheres grávidas, pessoas com doenças autoimunes e sob outros tratamentos dermatológicos, tais como o uso de ácidos, devem ser orientadas por um médico, principalmente em relação a depilação progressiva

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

A Farmacon Jr oferece soluções na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, e podemos te ajudar a desenvolver novos produtos, alavancar suas vendas e soluções para problemas variados. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a conquistar esse mercado promissor!

Fontes

https://claudia.abril.com.br/beleza/depilacao-novidades-adeus-pelos/

https://belabrasildepil.com.br/cuidados-antes-e-depois-da-depilacao
https://www.altoastral.com.br/depilao-truques-e-produtos-para-cada-tipo-de-pele/amp/