Atualmente, produtos relacionados à beleza estão se popularizando, por conta da pluralidade de opções no mercado, e a população é influenciada a cada vez mais consumirem esses produtos. Nesse sentido, o consumo e o descarte de cosméticos em larga escala impactam diretamente o meio ambiente, devido sua composição prejudicial. Quer se tornar um consumidor consciente com o meio ambiente? Leia nosso texto abaixo!

Do que os cosméticos são constituídos?

A maioria dos cosméticos são compostos por materiais não biodegradáveis, ou seja, que não se decompõem naturalmente e que levam centenas de anos para desaparecerem. Um exemplo disso são as maquiagens com glitter e até esfoliantes faciais, que possuem microesferas de polietileno em sua composição. Esses e outros cosméticos são consumidos diariamente por pessoas do mundo todo, gerando uma grande produção de lixo não biodegradável.

O descarte de produtos é feito da maneira mais adequada?

O descarte dos cosméticos nem sempre é feito da maneira mais adequada. Um exemplo é quando, ao final do dia, lavamos o rosto para retirar os cosméticos da pele, e todo o resíduo vai diretamente da pia para o mar. Isso acontece porque o tratamento de água não filtra as partículas invisíveis desses produtos, como os microplásticos do glitter ou as microesferas de polietileno.

Outro exemplo são os lenços umedecidos, usados na remoção de maquiagem. Quando descartados de forma inadequada, como na pia ou privada, podem se aglomerar em “fatberg”, formando grandes sólidos de gordura e matéria orgânica. Esse material obstrui a rede de esgoto e não se dissolve facilmente, devido sua composição altamente não biodegradável.

Como se tornar um consumidor ambientalmente consciente?

Com tudo isso, podemos perceber que os cosméticos impactam significativamente o meio ambiente, quando produzidos e descartados de forma inadequada. Aqui estão algumas dicas para se tornar um consumidor mais consciente e minimizar os impactos na natureza:

 

Esteja atento às embalagens

  • Evite embalagens plásticas, uma vez que este material leva milhares de anos para se decompor.
  • Prefira produtos com pouca ou sem embalagem, isso reduz o número de lixo acumulado.
  • Priorize produtos com a opção refil, isso diminui o descarte de embalagens.

 

Procure priorizar marcas sustentáveis

  • Opte por empresas que respeitam o meio ambiente, produzindo cosméticos orgânicos, eco-friendly e cruelty-free.
  • Se informe sobre o que a empresa realiza para promover a sustentabilidade, como o programa “Carbono Neutro”, no qual a empresa calcula o total de emissões de carbono e procura reduzi-la ao máximo, além de promover o reflorestamento em áreas destruídas.

 

Prefira cosméticos com uma composição orgânica e natural 

  • Opte por opções mais sustentáveis como o glitter biodegradável e esfoliantes que possuem grãos orgânicos ao invés de microesferas.

Por fim, nunca deixe de realizar o descarte consciente desses produtos para contribuir com um mundo melhor e menos poluído. 

 

Em síntese, a diminuição dos impactos ambientais requer uma atenção especial da humanidade. É responsabilidade de todos nós buscarmos caminhos que equilibrem a sustentabilidade com a modernidade, para que seja possível a preservação do planeta para as futuras gerações.

 

Tem interesse em desenvolver seus próprios cosméticos eco-friendly? Entre em contato conosco clicando aqui!

Referências

Green Me
BBC
Uol
Natura
Hypeness

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!