Escolha uma Página

Será que os filtros solares são os únicos cosméticos protetores contra a radiação solar? Venha saber melhor sobre como funcionam os cosméticos com FPS para arrasar no seu verão!

Entendendo os Filtros Solares e o FPS

Os filtros solares são os principais cosméticos responsáveis pela proteção contra a incidência da radiação ultravioleta (UV) sobre a nossa pele. Sendo assim, eles evitam que a radiação emitida pelo sol seja causadora de queimaduras, manchas, envelhecimento facial e até mesmo o surgimento e o agravamento de doenças, como, por exemplo, o câncer de pele. 

O Fator de Proteção Solar, ou FPS, é a medida da capacidade de um protetor solar em evitar a ação dos raios UV-B, que são responsáveis pelos danos mais superficiais sobre a pele, como as queimaduras solares. Quanto maior FPS, maior será a porcentagem de proteção do filtro solar, chegando em até 98% em FPS mais altos. 

Você também pode encontrar a sigla PPD (Persistant Pigment Darkening) que é a mensuração da proteção contra raios UV-A. Estes penetram mais profundamente na pele e são os principais causadores do fotoenvelhecimento, flacidez e das famosas rugas. PPDs entre 4 e 8, ou maiores, são os de mais alta proteção contra raios UV-A.

Mas você sabia que os protetores solares não são os únicos cosméticos que possuem FPS?

Outros cosméticos com FPS

Com os avanços tecnológicos, alguns produtos cosméticos de uso cotidiano, como cremes, loções, maquiagem, produtos de tratamento para acnes, manchas e rugas já contém em suas formulações o fator de proteção solar. Porém dispensar o filtro solar pode não ser algo interessante de se fazer.

Infelizmente, a grande maioria destes produtos não garantem uma proteção eficiente pelo tempo de exposição a luz solar do dia-a-dia. As maquiagens com protetor solar geralmente possuem um FPS menor que indicado para a proteção da pele, e a utilização de cremes faciais tendem a ser em pequenas quantidades, reduzindo sua capacidade protetora, causando então uma falsa sensação de proteção.

Quando ou não usar?

A escolha de usar ou não os cosméticos com FPS deve levar em consideração questões importantes e ir de acordo com o seu cotidiano. Por exemplo, em ambientes fechados como escritórios, lojas, restaurantes, usar cosméticos com FPS podem ajudar a “quebrar um galho”. Entretanto, em uma ida à praia ou piscina, o mais indicado é o uso do filtro solar. Isto porque os outros cosméticos não seriam suficientes para garantir sua devida proteção.

Outra questão muito importante a se levantar é que o FPS não pode ser somado, ou seja, se você utilizar um filtro solar com um outro cosmético com FPS, os seus efeitos, apesar de serem potencializados, não serão aumentados. Um protetor solar de FPS 30 e uma maquiagem de FPS 15 juntos não geram um FPS 45. Entretanto os produtos não se excluem e juntos seus efeitos podem ser mais eficientes. Na dúvida, utilize sempre o protetor solar.

Ficou curioso(a)? Quer saber mais um pouquinho sobre como montar sua própria linha de cosméticos com FPS? Então entre em contato conosco para maiores dúvidas!