Escolha uma Página

A vitamina C é um antioxidante muito potente e vem sendo amplamente utilizada como ativo em cremes e séruns. Seu uso visa principalmente prevenir e reduzir os sinais de envelhecimento da pele. Assim, esse tipo de componente tornou-se um grande aliado na prevenção do envelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão, devolvendo o viço e a firmeza da cútis.

A vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um potente antioxidante que pode ser obtido não só pela alimentação (ao consumir alimentos como laranja, acerola, limão, brócolis e outros mais), mas também pode ter alguns de seus benefícios obtidos através de produtos com ação tópica (como cremes e séruns).

Em cosméticos, o ácido ascórbico pode ser formulado em bases aquosas ou lipídicas. O palmitato de ascorbila tópico, é uma forma lipídica, que tem por característica não causar irritação e ser comprovadamente foto protetor e anti-inflamatório.

Os benefícios da ingestão desta vitamina são amplamente conhecidos, assim como a importância de sua reposição através da alimentação equilibrada. Quanto aos benefícios do ácido ascórbico para a pele há dois que se destacam: a propriedade de combater eficientemente os radicais livres e a capacidade de estimular a produção de colágeno.

Vitamina C x Radicais Livres

Os radicais livres são normalmente produzidos por nosso metabolismo. Entretanto, existem alguns fatores externos que podem estimular e acelerar sua formação, como por exemplo: medicamentos, alimentos, sedentarismo, fumo, consumo excessivo de álcool, luz solar, poluição e estresse.

Os radicais são estruturas que lesam e provocam danos à partes importantes das células, alterando e comprometendo sua saúde. Estes radicais livres, podem atacar o colágeno e a elastina da derme, resultando em uma pele flácida e sem elasticidade. Isso resultará, principalmente, na formação de rugas e linhas de expressão.

Desta forma, o ácido ascórbico é conhecido como um bom antioxidante justamente por estimular a produção de substâncias que combatem os temidos radicais livres. Assim, o envelhecimento da pele é retardado, a produção de colágeno é estimulada restaurando a firmeza da pele.

Benefícios resultantes do uso de cosméticos contendo vitamina C

Para uma boa prevenção e melhores resultados, é indicado que pessoas a partir dos 25 anos utilizem cosméticos contendo o ácido ascórbico, duas vezes ao dia (pela manhã e noite). Assim, muitos serão os benefícios que poderão ser usufruídos, mas entre os principais estão:

  1. Combater os radicais livre
  2. Retardar o envelhecimento da pele
  3. Clareamento de manchas
  4. Uniformidade do tom da pele
  5. Redução de rugas e linhas finas de expressão
  6. Restaurar o viço e a firmeza da pele

A concentração usual de vitamina C em cosméticos varia em torno de 5% a 15%. Entretanto, alguns estudos dizem que a quantidade mínima para que haja o efeito desejado é de 10% de ácido ascórbico na formulação. Se formulada corretamente, esse tipo de cosmético pode ser muito benéfico ao prevenir e tratar o envelhecimento cutâneo.

Quer saber mais sobre cosméticos que contêm vitamina C e criar uma linha própria com esse potente antioxidante? Entre em contato conosco e saiba mais!

Fonte:

Uso de vitamina C em cosméticos

Conheça 5 benefícios da vitamina C para a pele

Antioxidantes em cosméticos