A assistência farmacêutica é o conjunto de ações que são voltadas a promoção e educação em saúde, indo muito além da dispensação do medicamento propriamente dito. Neste sentido, nós preparamos este conteúdo para você entender como melhorar essa atividade essencial na sua farmácia!

O que é assistência farmacêutica?

Segunda a resolução do Conselho Nacional de Saúde, assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional.
Esse conjunto de ações, entretanto, vai muito além da entrega do medicamento para os clientes no balcão da farmácia. É realizada diversas atividades que envolvem a seleção, aquisição e distribuição dos medicamentos.
Relacionado a isso, cabe ao farmacêutico ou funcionário da farmácia não apenas dispensar o medicamento. mas também: Acompanhar e avaliar sua utilização, com o intuito de comprovar a aderência ao tratamento e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.
Já no cotidiano de uma farmácia, a assistência farmacêutica deve ser realizada não apenas pelo farmacêutico responsável, como também por toda equipe que nela trabalha. Assim, todos contribuem para proporcionar uma experiência única ao cliente.

Invista em treinamento para funcionários

Como dito anteriormente, todos os funcionários são parte essencial do serviço de assistência farmacêutica. Pois além de auxiliar o farmacêutico responsável, eles têm contato direto com os clientes no momento do atendimento e da dispensação de medicamentos.
Dessa forma, investir na capacitação dos funcionários é importante para melhorar o serviço de atendimento. Agregando a ele mais qualidade e garantindo a implementação da assistência farmacêutica de modo cada vez mais eficaz.
Ainda possui dúvidas quanto as vantagens dessa prática? Acesse nosso texto que explica mais sobre ela aqui!

Invista em material de apoio informativo para os clientes

A assistência farmacêutica, para ser implementada adequadamente, muitas vezes requer suporte por se tratar de uma atividade complexa. Para isso, o uso de materiais de apoio, tanto para disponibilizar aos clientes quanto para o treinamento dos funcionários, é uma boa tática para fazer uma adequada orientação e dispensação.
Durante a dispensação, por exemplo, uma série de informações devem ser passadas aos clientes para orientá-los sobre como administra. Tais como,em qual dose e quantas vezes utilizar o medicamento, de modo a não deixar dúvidas. Dessa forma, investir em materiais didáticos, como folders e cartilhas, é um diferencial que pode agregar mais para que o paciente faça o tratamento de maneira correta e as orientações sejam feitas de modo mais simples.

Invista em material de apoio informativo para os funcionários

Outro investimento que pode ser feito para melhorar a assistência farmacêutica são os POP´s (Procedimentos Operacionais Padrão). Eles são úteis para unificar e padronizar processos, sendo usados para atividades de limpeza e armazenamento e acondicionamento de medicamentos, por exemplo. Sendo assim, também podem ser úteis para padronizar o atendimento da sua farmácia e promover um atendimento padronizado.
Ainda possui dúvidas quanto ao funcionamento dessa ferramenta? Acesse nosso texto que explica mais sobre ela aqui!

Estabeleça laços com seu cliente

Um bom atendimento ao consumidor é uma das formas de fidelizar um cliente. Ao passo que, o mesmo se sente acolhido e cuidado, o que contribui para ele voltar a consumir no estabelecimento. Porém, no caso de uma farmácia, além de ser uma técnica de fidelização de clientes, um bom atendimento é essencial para se aplicar a assistência farmacêutica.
Diante disso, muito além entrega do medicamento, a assistência farmacêutica é entendida como tudo que cerca o paciente e as medidas que promovem a sua saúde. Portanto, o maior contato entre o cliente e a equipe da farmácia estabelecem um intermédio entre o medicamento e o paciente e proporciona um momento de educação e promoção da saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Podemos te ajudar a melhorar seu serviço de assistência farmacêutica! Entre em contato conosco clicando aqui!