Todos os alimentos, sejam comidas ou bebidas, possuem um prazo de validade, que garantem a segurança e integridade desse alimento. Entretanto, nem sempre as pessoas se atentam ou levam a sério essa informação. Você sabe se comer alimentos fora do prazo de validade faz mal?  Leia nosso texto abaixo e conheça mais o assunto! 

O que é prazo de validade?

O prazo de validade é o período determinado pelo fabricante em que o alimento está seguro para ser consumido. Essa data é determinada através de estudos realizados em laboratórios, onde verifica-se o tempo em que o alimento começa a se deteriorar. A data é determinada com uma “margem de segurança”, ou seja, são acrescidos alguns dias antes da data real de deterioração do produto para proporcionar maior segurança ao consumidor. 

Após esse período, os alimentos estão sujeitos a mudanças em suas características e suscetíveis à ação de fungos e bactérias, colocando em risco a saúde daqueles que os ingerem.

Quer se aprofundar no assunto e entender um pouco mais sobre a importância do prazo de validade? Clique aqui para entender mais sobre!

Quais são os riscos de consumir um alimento fora do prazo de validade?

Apesar da margem de segurança dos prazos de validade, os riscos de ingerir alimentos fora da validade estão intimamente ligados à saúde, uma vez que a ingestão desses alimentos pode causar intoxicação e infecção alimentar. Tendo isso em vista, esses distúrbios necessitam de cuidados, pois causam sintomas como diarreia, dores no estômago, vômitos e cólicas e, dependendo da gravidade, necessitam de tratamento médico. Ademais, a intensidade dos sintomas depende de alguns fatores como o tipo de alimento, a quantidade consumida, o tempo passado do vencimento, entre outros. 

Como saber se o alimento está bom para consumo?

Além da validade, outros fatores dão indícios de que o alimento não está mais apropriado para o consumo, como, por exemplo, cor, textura, cheiro e sabor. 

Confira as características que o alimento possui quando não deve ser consumido:

  • Cor: presença de manchas brancas ou esverdeadas que podem indicar a presença de fungos e bolores;
  • Textura: aspecto gosmento, granuloso ou espesso, alimento homogêneo que não aparenta homogeneidade mais;
  • Cheiro: odor muito forte ou com cheiro de azedo;
  • Sabor: sabor azedo, fermentado, ruim ou diferente do normal.

Como posso conservar meu alimento?

O prazo de validade é uma medida de segurança extremamente importante para o consumidor, entretanto há outros fatores que podem diminuir ou favorecer o estado adequado para consumo do alimento. 

Por exemplo, o armazenamento adequado é essencial para conservar o alimento, por isso, muitas vezes o prazo de validade pode estar ligado mais com a embalagem do que com o produto em si, como no caso de uma garrafinha de água. 

Assim, é necessário armazená-lo de acordo com as orientações do fabricante, mantendo-o no local (seja sob refrigeração ou abrigado do sol) e recipiente adequado. Além disso, deve-se atentar para as condições de limpeza em que o alimento está inserido, evitando ambientes propícios para a proliferação de microrganismos que podem acometer a saúde do consumidor. 

Gostou do nosso conteúdo? Quer trazer uma maior segurança para os seus preparos alimentícios? Entre em contato conosco clicando aqui!

Referências:

Tua Saúde

NSC total

Minha Vida

Uol

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!