Vários fatores influenciam na estabilidade: temperatura, umidade, pH, etc. Um desses fatores é a presença de microrganismos, e é aqui que entra o Challenge Test. Saiba mais sobre essa avaliação com o texto a seguir!

Conservantes

Conservantes são substâncias adicionadas à formulação com o objetivo, como o próprio nome sugere, de conservá-las: evitar, retardar ou inibir o crescimento de bactérias e fungos. São muito utilizados na indústria alimentícia, para evitar alterações dos alimentos provocadas por esses microrganismos, tornando-se um item indispensável.

Também são usados na produção de cosméticos, onde visam aumentar o tempo de vida do produto e prevenir danos à saúde do consumidor, que podem ser causados pelo uso de produtos contaminados.

Challenge Test

Dentre os itens necessários na formulação de cosméticos, encontra-se o sistema conservante, cujo objetivo é a conservação do produto, evitando contaminações de microrganismos (bactérias e fungos).

Um dos testes realizados para a escolha do sistema conservante adequado é o Challenge Test: teste de desafio. Nesse teste, o produto passa por uma contaminação proposital, com microrganismos definidos. São feitas avaliações periódicas, em intervalos de tempo definidos, para confirmar a eficiência do sistema em proteger a formulação. O teste deve ser feito antes e depois dos testes de estabilidade.

Os microrganismos usados, geralmente, são: Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Candida albicans e Aspergillus brasiliensis. A aceitação dos testes depende da categoria do produto, mas de modo geral, o aumento na quantidade de unidades formadoras de colônia indica que o produto não é adequado.

Importância

O Challenge test garante a eficácia dos conservantes usados no preparo do produto, confirmando se a dose usada é adequada e se o produto final resistirá às exposições que pode sofrer, dentro do seu prazo de validade.

Uma dose menor do que a adequada pode permitir o crescimento de bactérias e fungos, assim como uma dose superior pode causar reações adversas no consumidor, como alergias, por exemplo.

Sendo assim, o Challenge test é essencial para garantir que o produto que está sendo desenvolvido pode ser comercializado e é seguro para o consumo, sem prejudicar a saúde de quem usá-lo.

Quer saber mais sobre a realização de estudos microbiológicos para sua formulação? Entre em contato conosco!