O termo expossoma vem sendo cada vez mais empregado na área cosmética, mas muitas pessoas não sabem o que significa esse termo. Quando ele foi utilizado pela primeira vez e quais produtos e procedimentos podem ser utilizados para atuar nele ? Leia nosso texto abaixo para saber mais.

Quando foi que esse termo foi utilizado pela primeira vez ?

O termo expossoma foi utilizado pela primeira vez em 2005, pelo Dr. Wild e suas equipe no artigo Complementing the Genome with an “Exposome”: The Outstanding Challenge of Environmental Exposure Measurement in Molecular Epidemiology

O que significa esse conceito científico ?

Esse termo é um conceito científico que representa a soma de todos fatores internos e externos, os quais nós seres humanos somos expostos de forma repetitiva e que tenham algum impacto no nosso organismo, na nossa saúde e na nossa pele. Os principais fatores que atuam no expossoma são: 

  • Raios UVs
  • Poluição
  • Variações do clima
  • Estresse
  • Fadiga
  • Tabaco
  • Nutrição
  • Variações hormonais

Esses fatores estão principalmente ligados à vida urbana e seus hábitos, sendo que eles acabam levando ao enfraquecimento das defesas naturais da pele e acelerando o processo de envelhecimento.

Anteriormente a utilização desse termo e da pesquisa realizada pelo Dr. Wild, acreditava-se que a saúde física, mental e o processo de envelhecimento do organismo, incluindo cabelo, pele e distúrbios relacionados (acne, caspa, ressecamento, dentre outros), fossem definidos através da herança genética. Porém o pesquisador e sua equipe descobriram que o ambiente possui a capacidade de impactar o nosso organismo em 75%, enquanto que a questão genética afeta apenas 25%.

A partir dessas descobertas, houve maiores estudos a respeito do expossoma humano e o desenvolvimento de produtos para minimizar os efeitos causados por  diversos fatores que o compromete, principalmente ligados a área da cosmetologia, onde foram desenvolvidos mecanismos e produtos para minimizar o envelhecimento da pele. 

Quais são esses produtos e procedimentos que diminuem o envelhecimento da pele?

Os principais produtos e procedimentos que atuam nesse processo são:

Produtos hidratantes: atuam na prevenção e/ou no tratamento do ressecamento da pele. Os hidratantes são produtos de uso tópico atuando na reparação da barreira cutânea, aumentando a hidratação da pele, reduzindo a perda de água através da transpiração e ajudando a restaurar a capacidade das barreiras lipídicas de atrair, reter e redistribuir água.

Produtos Anti-aging (anti-idade): podem atuar como preenchedores, estimulantes de colágeno, antiglicantes e antioxidantes, os quais visam reduzir a formação de radicais livres que atuam no processo de aceleração do envelhecimento e danos à pele.

Produtos Fotoprotetores: são produtos que auxiliam a evitar o envelhecimento precoce da pele, o seu ressecamento e o excesso de oleosidade, além também de prevenir manchas e até mesmo o câncer de pele, ao criarem uma barreira física na pele contra a penetração de raios UVA e UVB.

Quer saber mais sobre a atuação dos fotoprotetores em nossa pele? Clique aqui e saiba mais.

Procedimentos estéticos: o peeling químico, por exemplo, que se trata de um procedimento estético feito com a utilização de ácidos sobre a pele, os quais estimulam a descamação das camadas danificadas da pele e o crescimento de novas células, ajudando a diminuir marcas de expressão e a eliminar manchas.

 Portanto, devemos fazer a utilização de produtos cosméticos aliados a uma boa alimentação e a realização de exercícios físicos diários. Esse conjunto, nos ajudará a minimizar os impactos do expossoma a nossa pele e ao organismo como um todo, auxiliando a termos uma melhor qualidade de vida e uma saúde melhor.

Para você que ficou interessado pelo assunto e quer saber mais, clique aqui e entenda a importância dos cosméticos para o microbioma da pele.

Quer saber mais sobre o assunto abordado e os textos sugeridos? Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais.

Referências: 

  • Cosmetic Innovation
  • Escola Brasileira de Estética

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!